Presidente do TRT5 participa de abertura de Seminário da Abprev

 

Na manhã desta sexta-feira (30) teve início o I Seminário Internacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho: Dilemas da 'Globalização', Direitos Fundamentais, Direitos Humanos e Acesso à Justiça, realizado pela Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Previdenciários, Acidentários e Consumidor (Abprev), juntamente com a Comissão Internacional dos Alunos do Doutorado da Universidade de Buenos Aires (UBA) e com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5).

 

A presidente da Abprev, Nildes Carvalho, entrega placa de homenagem ao presidente do TRT5

 

 

Na ocasião, o presidente do  TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, recebeu uma homenagem pelos serviços prestados durante sua gestão à frente do Tribunal. Ao agradecer, o presidente se disse emocionado com a honraria e se colocou como eterno servidor da Justiça do Trabalho. As profundas transformações sofridas pelo Direito do Trabalho  e a necessidade de encontros como este também foram um ponto forte em sua fala. 'Passamos pela escravidão e já falamos em teletrabalho, hoje o trabalhador pode realizar seu serviço de onde estiver, precisamos estar atentos e em constante discussão sobre essas mudanças ', destacou.

 

PALESTRAS - Discorrendo sobre o tema 'O Direito do Trabalho no futuro (Advertências desde a ficção científica)',  o professor do doutorado da Universidade de Buenos Aires (UBA), Ricardo Rabinovich-Berkman, proferiu palestra de abertura. Ele exibiu recortes de filmes que perpassam a temática do Direito do Trabalho, desde a primeira exibição de uma película cinematográfica, pelos irmãos Lumière, até filmes da contemporaneidade, sempre buscando a reflexão sobre a exploração do trabalhador e de como a ficção retrata esta realidade.

 

O evento segue até as 18h e conta com a presença do juiz do TRT5, Luciano Martinez, titular da 9ª Vara de Salvador. Ele irá discorrer sobre o tema 'Direito fundamental à proteção contra os riscos inerentes ao trabalho'.

 

O seminário conta ainda com palestrantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da UBA. A programação completa e demais temáticas a serem abordadas podem ser encontradas no site da Abprev.

 

Secom TRT5 (Laíla Terso) - 30/10/2015