Ipiaú: Justiça do Trabalho terá nova sede e Processo Eletrônico no dia 15/10

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Valtércio de Oliveira, vai inaugurar, no próximo dia 15 de outubro, às 9h30, a nova sede da Justiça do Trabalho em Ipiaú. O prédio será denominado Fórum Desembargador do Trabalho Ronald Olivar Amorim e Souza, em homenagem ao ex-presidente do TRT5, que faleceu neste ano.

 

A unidade, que já será inaugurada com acesso ao Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), fica na Av. Benedito Lessa, S/N, Conceição, em uma região que abrigará as futuras sedes da Receita Federal, do Ministério Público Estadual e da Justiça Comum.

 

A Vara, criada em agosto de 1962, tem na sua jurisdição o município de Ipiaú e os de Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Dário Meira, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Itamari, Jitaúna, Maraú, Nova Ibiá, Ubatã e Ubaitaba. A unidade recebeu 5.653 novos processos no último triênio, uma média de aproximadamente 1.884 por ano.

 

O fórum, construído em um terreno de  5.000 m² doado pela Prefeitura do Município, foi feito em concreto armado e possui unidades fisicas e instalações elétricas de baixo consumo de energia e com aproveitamento de água de chuva.

 

PJE - O Processo Judicial Eletrônico permite que as ações sejam operadas à distância, via internet. Esse sistema restringe o uso de papel às ações antigas e aos pagamentos. O usuário passa a ter uma ampla visão do fluxo de procedimentos e há mudanças na estrutura da Justiça do Trabalho, uma vez que são extintas tarefas como carimbar, transportar, manusear e arquivar a papelada. O Processo Eletrônico traz vantagens para os cofres públicos, para o meio ambiente e para a saúde de quem lida com a burocracia e representa mais celeridade na prestação jurisdicional.

 


Secom TRT5 (Letícia Gonçalves) - 2/10/2015