Audiência no MPT abordará fusões de empresas de telemarketing

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel) realiza nessa sexta-feira, 28, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, audiência pública sobre as fusões das empresas de telecomunicações e os seus impactos para os trabalhadores e para a sociedade. O evento acontece às 15 horas, e é direcionado para trabalhadores em telecomunicações e o público em geral.

 

O procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro, compõe a mesa de abertura, que também recebe o presidente e a diretora do Sinttel-Bahia, Joselito Ferreira e Edla Rios, respectivamente, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca, além de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fenattel) e das empresas Embratel, GVT, Oi, Vivo, entre outras entidades.

 

O evento vai tratar das associações entre as operadoras de telemarketing e quais impactos que elas representam para o trabalhador em telecomunicações e para a sociedade em geral, que também é prejudicada com certas ações tomadas pelas operadoras. O setor de telecomunicações é líder em número de ações trabalhistas na Justiça do Trabalho. Só em 2015, foram demitidos em todo o país mais de dois mil trabalhadores das empresas Oi, Claro, Vivo e GVT.

 

O objetivo é construir, a partir das discussões trazidas pelos participantes, meios para combater práticas ilícitas que atingem o trabalhador. O caso da Vivo, que comprou a GVT, também será debatido. A dirigente do Sinttel Edla Rios falará sobre desigualdades de direitos entre as diversas empresas e as consequências desse fenômeno para o contexto local.

 

Fonte: MPT-BA - 27/8/2015