Dissídio da Cerb está próximo de acordo, e o da Conder vai a julgamento

 

A Subseção de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) realizou na manhã desta segunda-feira (24/8), tentativas de conciliação em impasses envolvendo duas categorias importantes do funcionalismo estadual: os trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder - foto abaixo) e da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB - foto acima).

 

As sessões, dirigidas pelo presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, foram as primeiras para buscar acordo em ambos os casos. No dissídio da Conder não houve conciliação e foi marcado o julgamento para o dia 8 de setembro, às 9 horas. Já o da Cerb está próximo de um consenso, e uma nova audiência de conciliação deverá ocorrer no dia 1º de setembro, às 9h30.

 

 

Os trabalhadores da Conder iniciaram uma greve no dia 21 de julho e a suspenderam no dia 5 de agosto, com vistas à negociação. A categoria reivindica reajuste de 8,17%, mas o Estado propôs 6,41% mais abono de R$ 317. Outra questão que mantém o impasse é aquela relativa ao plano de saúde, uma vez que os funcionários desejam manter a contratação de operadora privada, enquanto o governo pretende transferir a cobertura para o Planserv.

 

Já os funcionários da Cerb e os representantes da empresa definiram uma proposta de conciliação com reajuste de 8,17%, divididos em duas parcelas, a primeira de 5% retroativa a maio e a o restante em novembro, sem retroativo. Haverá ainda acréscimo de R$ 7 no valor de cada diária. Estes pontos serão levados para apresentação ao governo e à assembleia dos trabalhadores. Faz parte também da proposta de acordo o abono de metade dos dias parados durante a greve da categoria, que já ocorre desde o dia 6 de julho, e a compensação dos outros.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 24/8/2015