Presidente do TST visita obra do TRT no CAB

 

 

Para ver de perto o andamento da nova sede do TRT da Bahia, o presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, esteve no primeiro módulo da construção, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quinta-feira (13), acompanhado do presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira; do corregedor regional, desembargador Tadeu Vieira; da vice-presidente, des. Nélia Neves; e da Comissão de Acompanhamento da Construção, presidida pela desembargadora Ana Lúcia Bezerra, além dos desembargadores Paulino Ribeiro, Adna Aguiar, Norberto Frerichs, Jeferson Muricy, Esequias de Oliveira, Margareth Costa e Pires Ribeiro, juízes e servidores (foto mais abaixo).

 

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi um dos destaques na agenda do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSTJ), em seu segundo dia de visita ao TRT da Bahia, na sexta-feira (14).

 

Na visita à obra da nova sede do TRT no CAB,  o ministro presidente comentou que alguns tribunais estão recebendo a visita institucional, esperando que "o espírito baiano de aconchego e cooperação contribua para que o TRT5 se empenhe na conclusão da obra, pois o que temos de mais precioso e importante no serviço público é a continuidade administrativa, não o continuismo. O que pode ser pior na administração é a interrupção de obras", avaliou elogiando o trabalho desenvolvido até agora, o qual considerou "bem encaminhado".

 

A desembargadora Ana Lúcia Bezerra, ex-presidente do TRT5, e hoje presidente da Comissão de Acompanhamento da Construção, explicou que o projeto passou pela Escola de Avaliação Politécnica, órgão que reúne notáveis profissionais na área de edificação, antes de ser adotado pelo Tribunal, além de outras providências para que a construção ocorra de forma satisfatória e em tempo hábil. "Uma obra de um gênio, como o arquiteto Lelé Filgueiras, não pode nunca ser desconsiderada", concluiu.

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, falou que um novo engenheiro foi contratado exclusivamente para cuidar da obra. "É um projeto grandioso que exige que retomemos algumas questões projetadas, como o local que deverá abrigar a sala-cofre para atender ao processo eletrônico, além do espaço destinado ao arquivo de processos físicos, que certamente poderá ser reduzido".

 

A desembargadora Adna Aguiar agradeceu a presença do ministro à obra no CAB, onde ele já estivera em visita da Corregedoria em 2011, comentando que o presidente do TST é "uma referência para os magistrados do TRT5 pelos acórdãos relatados, e muito citados na Casa", elogiando a formação jurídica do ministro Barros Levenhagen.

 

 

 

 

O engenheiro responsável pela obra, José Luis Santos Costa, disse que já está sendo concedido novo alvará pela Prefeitura, e em paralelo está sendo feito um levantamento detalhado da obra através da contratação de uma empresa, "que no período de 60 a 90 dias deve concluir o trabalho".

 

AGENDA: A agenda de atividades prevê ainda a entrega da Comenda Ministro Coqueijo Costa ao ministro, ao músico baiano Armando Macedo (Armandinho) e ao desembargador do TRT de Pernambuco, Ivanildo Andrade. Eles foram agraciados com a comenda concedida pelo TRT-BA, mas não puderam comparecer à cerimônia realizada em maio.

 

 

 

 

Também haverá uma reunião com todos os desembargadores do Tribunal para tratar, em especial, do PJe-JT, bem como de outros temas de relevância para o Regional. Em seguida, o ministro se reunirá com o Comitê Gestor Regional do Sistema para agradecer o empenho pelo sucesso na implementação do PJe nas unidades da Justiça do Trabalho da Bahia. Os encontros contarão com a presença da coordenadora nacional do PJe-JT, desembargadora Ana Paula Lockmann, e da juíza Gisela Ávila Lutz, auxiliar do Comitê Nacional do sistema.

 

 

Secom - (Léa Paula) 14/8/2015