Inventário Virtual: unidades do TRT5 devolvem planilhas com atualizações

Mesmo com a notícia da prorrogação do prazo para até o dia 4 de setembro, diversas unidades do TRT5 já concluíram o Inventário Virtual, trabalho de verificação de pendências na base de dados do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) no Sistema e-Gestão, visando permitir a plena integração entre os dois sistemas. Vinte e uma das 72 varas envolvidas (29%) e cinco gabinetes do 2º Grau (19%) já encaminharam os dados à Coordenadoria de Estatística e Pesquisa (Cestp). Ao todo, 285,3 mil pendências deverão ser verificadas pelas 1ª e 2ª Instâncias em 112 mil processos.

 

De acordo com a Gestora Regional do Sistema e-Gestão, desembargadora Margareth Costa, o prazo para que as unidades concluam os trabalhos visa permitir que entre os dias 8 e 10 a Cestp trabalhe na validação das planilhas recebidas e realize a consolidação final da estatística até o dia 11 de setembro. Assim, ficará assegurado o envio ao TST até o dia 14 de setembro, data final estabelecida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para que cada Tribunal finalize e encaminhe os dados àquele Órgão Superior. 

 

Algumas unidades do TRT-BA já sanaram definitivamente as pendências. Entre elas estão as 1ª, 18ª e 28ª Varas de Salvador, com a verificação de aproximadamente 5 mil itens cada uma. Na 2ª Instância, os gabinetes das desembargadoras Luíza Lomba e Margareth Costa também já finalizaram os trabalhos, com a verificação de mais de 700 itens cada. 

 

DADOS - Dos 285,3 mil itens de pendências a serem verificados nos cerca de 112 mil processos com algum tipo de inconsistência, 20,5 mil são oriundos de processos do 2º Grau e 264,8 mil de ações que tramitam na 1ª Instância. Considerando que cada um dos processos tenha uma média de três pendências, calcula-se média de 3,6 mil itens a ajustar nas varas e 669 itens nos gabinetes.

 

O Inventário Virtual foi determinado pelo CSJT por meio do Ofício CSJT.GP.CPJe Nº 71/2015, com o objetivo de integrar o PJe ao e-Gestão, permitindo que os relatórios gerados por cada Tribunal exibam um retrato mais preciso de sua produtividade. No TRT da Bahia, a execução das atividades foi normatizada pela Corregedoria Regional através do Ato CGJT nº 1/2015 e está sendo coordenada pela Gestora Regional do Sistema e-Gestão, desembargadora Margareth Costa, com o apoio da Cestp e da Secretaria de Gestão Estratégica.
 


Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 12/8/2015