TRT5-Saúde é lançado e começa a operar em 1º de agosto

 

Agora é realidade. Depois de 10 anos de planejamento, o plano de autogestão em saúde do TRT5, o TRT5-Saúde,  está totalmente estruturado para começar no próximo dia 1º de agosto. As carteiras dos credenciados começam a ser distribuídas nas diversas unidades do Tribunal a partir desta terça-feira (28/7). Ontem, durante cerimônia de lançamento realizada na Sala de Sessões do Pleno, magistrados e servidores reuniram-se para comemorar esse momento histórico do Regional.


O plano de autogestão trará uma significativa economia para os beneficiários do Tribunal, que são os  desembargadores, juízes e servidores (ativos e aposentados) mais os seus dependentes. "Em algumas faixas etárias, a redução de tarifa em relação aos planos privados para os credenciados chega a 40%. Isso será possível porque o nosso plano não visará ao lucro, cuja margem gira em torno de 25% nas operadoras privadas. Além do mais, não teremos custos operacionais voltados para marketing ou vendas, podendo focar nossos recursos no interesse maior de todos, que é a saúde", informou a desembargadora Graça Boness, presidente da Comissão do Plano de Autogestão do Tribunal, pouco antes de iniciar a cerimônia.


Na abertura do evento, a magistrada relembrou o árduo trabalho para a criação de bases sólidas para o TRT5-Saúde , desde que assumiu a Comissão de Autogestão, em janeiro de 2014:  "Agradeço a cada um dos membros do Conselho Deliberativo pelo empenho, pela vontade, pela paciência, pelo trabalho incansável". Agradecimentos especiais foram dirigidos pela magistrada  também ao presidente do TRT5, pelo seu apoio irrestrito, e ao chefe da Divisão de Saúde do TST, Marcus Vinícius de Carvalho. 

 

 

Em seguida, o juiz José Arnaldo de Oliveira, membro titular do Conselho Deliberativo do TRT5-Saúde eleito pelos juízes, fez a entrega solene das primeiras carteiras do TRT5-Saúde; uma delas à vice-presidente do TRT5, desembargadora Nélia Neves (na foto à dir.), que é presidente do Conselho Deliberativo; e outra à desembargadora Graça Boness (à esq.), que também é membro do Conselho Deliberativo, eleita pelos demais desembargadores para representá-los.


Depois desse ato simbólico, a vice-presidente Nélia Neves, em breve pronunciamento, ressaltou o empenho de gestores anteriores do TRT5, como a ex-presidente Ana Lúcia Bezerra, com quem  trabalhou para os estudos iniciais da implantação. "Esse é um momento histórico.  Agora que o sonho se realizou, com o empenho conjunto de servidores e magistrados, ao longo de tantos anos, é hora de comemorar e usar o nosso plano com zelo, porque ele é de todos nós. Parabéns a todos. Parabéns presidente Valtércio de Oliveira".


Na sequência, o juiz Arnaldo de Oliveira declarou: "É uma honra participar desse momento. O trabalho foi árduo, mas valeu porque estamos aqui, caminhando para o sucesso, eu não tenho a menor dúvida".  A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, destacou que considera "fundamental essa segurança de ter um plano de autogestão em saúde nesse momento em que os orçamentos familiares vêm sendo novamente tão afetados pela inflação", e colocou a associação aberta para todo o tipo de apoio que puder oferecer.


O presidente Valtércio de Oliveira encerrou a cerimônia lembrando também da "valiosa contribuição" de presidentes anteriores para a implantação do plano de autogestão. Um dos eventos promovidos com esse fim no passado, lembrou, foi uma palestra com uma desembargadora do TRT do Pará, onde já existe um plano dessa natureza com grande êxito há 25 anos. Ele anunciou ainda que, nos próximos meses, já deixará formalizados os encaminhamentos para que a rede credenciada da Caixa Econômica Federal seja conveniada ao TRT5-Saúde e fez agradecimentos especiais a todos os que trabalharam pela implantação do plano de autogestão do Tribunal, sob a "dedicada liderança da desembargadora Graça Boness".


Todas as autoridades já citadas compuseram a Mesa Alta da cerimônia. Outros integrantes foram o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, Alberto Balazeiro, e o servidor do TRT5 André Liberato, chefe da Seção de Apoio a Planos de Saúde (Saps), unidade que vai cuidar de toda parte operacional do TRT5-Saúde, inclusive da distribuição das carteiras.

 


Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 28/7/2015