Presidente do TRT5 prestigia homenagem à deputada Alice Portugal

 

Em reconhecimento por sua luta por uma sociedade mais justa para todos, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) foi homenageada pela Câmara Municipal de Salvador, em sessão solene na noite de quinta-feira (23/7). Por iniciativa dos vereadores Everaldo Augusto e Aladilce Souza, ambos do PCdoB, ela foi condecorada com a Comenda Maria Quitéria, honraria oferecida pela Casa a mulheres que se destacam em atividades que beneficiam a cidade e o estado da Bahia. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Valtércio de Oliveira, prestigiou a cerimônia (foto).

 

A vereadora Aladilce frisou que a indicação do nome da deputada, que está em seu quarto mandato, para receber a honraria, foi por constatar que ela tem um papel importante na história de Salvador, sendo um exemplo de ética na política. Everaldo Augusto também fez questão de se referir à homenageada como “uma deputada federal que honra a confiança do povo da Bahia e mantém a marca de coerência e verdade”. Farmacêutica e bioquímica, servidora técnica do Hospital das Clínicas da UFBA, Alice Portugal, segundo o vereador, revelou desde cedo sua capacidade de liderança, figurando, desde 2010, como uma das cabeças mais influentes no Congresso Nacional.

 

Natural de Salvador, Alice Portugal se disse honrada em ser prestigiada com a Comenda justamente quando o país atravessa uma crise política. E comparou : "Em momento de guerra, Maria Quitéria teve que usar armas. Mas em momentos de paz a arma é a política, o argumento, a garantia de que a democracia persista, apesar das tentativas golpistas que estamos vendo ser tramada".

 

 Ela agradeceu à Câmara pela homenagem, aprovada por unanimidade, e frisou que esse reconhecimento por sua atuação parlamentar só reforça suas convicções de que é preciso lutar para aumentar a participação da mulher na política, lembrando que no Congresso Nacional são 51 mulheres e 513 homens.

 

Acompanharam Alice Portugal na entrada ao Plenário Cosme de Farias a deputada federal Moema Gramacho, a deputada estadual Maria Del Carmen, o deputado federal Davidson Magalhães, os vereadores Luiz Carlos Suíca (PT), líder da bancada da oposição, e Everaldo Augusto, o vereador Cristiano Rodrigo, de Santo Estêvão, e o ex-vereador Javier Alfaya. A cantora Mariana Silva, filha de Everaldo Augusto, e o Coral da Assufba, regido por André Luiz Lopes, se apresentaram na sessão.

 

Um vídeo resumiu um pouco da trajetória da deputada, desde o movimento estudantil até os dias atuais. Para a entrega da condecoração, os vereadores convidaram a filha da homenageada, Amine, e os irmãos Claudius Portugal e Gladis Mazuco. Claudius fez uma saudação a Alice em nome da família e o reitor João Carlos Sales falou em nome da UFBA.

 

A mesa da sessão foi formada, ainda, pelos deputados federais Daniel Almeida (PCdoB) e Moema Gramacho (PT); o vereador e ex-governador Waldir Pires (PT); o  presidente do TRT5, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira; a professora Carla Liane, vice-reitora da Uneb; a secretária estadual de Políticas para Mulheres, a ex-vereadora Olívia Santana; a cônsul geral de Cuba na Bahia, Laura Pujol; e Renato Dórea, representando os movimentos sociais.

 

Fonte: Câmara Municipal/Foto: Secom TRT5 - 24/7/2015

 


Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal, ficou lotado