TRT5 participa de homenagem a Jorge Calmon

 

 

Para homenagear o Centenário de vida do jornalista Jorge Calmon, a Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão solene nesta terça-feira (7), no plenário da Câmara. O homenageado foi  também deputado estadual constituinte, secretário do interior e justiça, professor emérito da Ufba e membro da Academia de Letras da Bahia. O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, participou da cerimônia junto às autoridades presentes (foto), como o presidente do TCU na Bahia, Francisco Netto, os presidentes dos jornais A Tarde e Tribuna da Bahia, respectivamente, Renato Simões Filho e Valter Pinheiro, o vereador Edvaldo Brito, entre outros.

 


A sessão, aberta pelo presidente e sobrinho do homenageado, Paulo Câmara, apontou que Jorge Calmon marcou a história da imprensa baiana. "O jornal era a razão maior de sua existência, sempre demonstrando preocupação com a cidade", declarou.

 

O jornalista Samuel Celestino falou em nome da Academia de Letras da Bahia, que o homenageado também presidiu. E contou que "Jorge Calmon foi editor por 47 anos, no total foram 67 anos no Jornal A Tarde, sendo um jornalista extremamente sociável, de rara cultura e de uma capacidade extraordinária para escrever. Jorge foi o maior jornalista do Brasil", ressaltou.

 

 

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, prestou sua homenagem ao jornalista ao afirmar que, "resgatar a memória deste grande baiano é realmente algo digno de louvor. É sinal de que o nosso pais está começando a resgatar suas figuras ilustres". E relembrou a fala de alguns sobre a liderança de Jorge Calmon na campanha feita à época da consituinte, contrária a uma proposta feita de divisão do estado. A campanha intitulada A Bahia não se divide garantiu que o estado permanecesse como é. "Ele foi o guerreiro das letras, e se não o fosse não teria tido sucesso nessa empreitada. Ético e corajoso, tenho convicção que ele não só transmitiu aos familiares esse caráter de serenidade, mas como para todos os amigos que com ele conviveu", afirmou o presidente.

 

O filho de Jorge Calmon agradeceu a homenagem, lembrou a família, e disse que "a principal marca do pai foi o serviço à comunidade, seja em grandes causas ou diretamente com a população". E complementou,"é verdade que não vemos mais seu corpo, mas nossa memória guarda bem a relevância dos seus atos. Nossos corações conseguem sentir sua presença elegante, e se ele está vivo em nossa lembrança, esse é o verdadeiro sentido da imortalidade", concluiu.

 

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 9/7/2015