Servidoras do TRT5 debatem proposta de cerimonial para a Justiça do Trabalho

As servidoras Rejane Feitosa e Sheyla Tanure, que atuam no Cerimonial do TRT5, representam o Tribunal no II Curso de Cerimonial e Protocolo da Justiça do Trabalho, realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), nestas terça e quarta (dias 7 e 8), em Brasília. Um dos objetivos do evento é a edição de proposta com o intuito de unificar os procedimentos de protocolo e cerimonial nos órgãos do Judiciário Trabalhista. A sugestão será submetida ao CSJT, para que seja elaborada resolução sobre o assunto.


Ao discursar na abertura do evento, o Presidente do Conselho e do TST, Ministro Antonio José Barros Levenhagen, disse aos presentes que a reunião visa  promover o encontro dos gestores de cerimonial dos TRTs, "para que possam alcançar uma proposta comum a todas as Cortes Regionais, de forma que sejam respeitadas também as suas peculiaridades". De acordo com Levenhagen, esta finalidade corresponde à política da "administração compartilhada do Judiciário do Trabalho, a qual considera as experiências dos Tribunais", concluiu. 


 
Para a Assessora-Chefe do Cerimonial da Presidência do CSJT e do TST, Liliane Elias, o documento unificador dos procedimentos contribuirá para a estruturação das unidades de cerimonial dos tribunais regionais e os auxiliará na organização de solenidades. "A resolução padronizará, por exemplo, a ordem de precedência das autoridades nos eventos, o que envolve o posicionamento dos assentos, a organização dos discursos, dentre outros itens", explicou. "A regulamentação vai estar de acordo com o Decreto Presidencial nº 70.274, vigente desde 1972. Não obstante o longo período de aplicação dele, esse decreto é a base atual no que diz respeito às normas do cerimonial público", explicou Liliane.


 
Além de participarem da definição da proposta, os presentes no curso assistiram a palestras sobre Cerimonial e Organização de Eventos e sobre Comportamento Social e Protocolar do Cerimonial. A palestrante foi a psicopedagoga Carmem Zitta, especialista em organização de eventos, cerimonial, protocolo e etiqueta protocolar.


 
O encerramento do II Curso de Cerimonial e Protocolo da Justiça do Trabalho, nesta quarta-feira (8), caberá ao Vice-Presidente do CSJT e do TST, Ministro Ives Gandra Martins Filho, que falará às 17 horas.


 
Secom TRT5, com informações ASCOM/CSJT (Guilherme Santos) - 8/7/2015