Presidente do TRT5 e servidores se reúnem para avaliar a greve

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (3/7), com uma comissão representante de servidores em greve pela aprovação e sanção do PLC 28/2015, a fim de avaliar o quadro geral da mobilização e suas repercussões. O projeto, que define novas condições para a carreira dos servidores do Judiciário Federal, foi aprovado pelo Senado na terça-feira (30/6) e agora segue para a Presidência da República, que poderá ratificá-lo ou impor algum tipo de veto. A greve dos servidores teve início no dia 16 de junho e sua continuidade será avaliada numa assembleia geral da categoria, a ser realizada na próxima segunda-feira (6/7).

 

O objetivo dos servidores é que o presidente do TRT5, também coordenador do Colégio de Presidentes e Corrregedores de TRTs (Coleprecor), mantenha o apoio ao movimento numa eventual continuidade da paralisação. Eles argumentaram que o momento é decisivo e deve ter reflexos na estrutura do Judiciário e na prestação de serviços à sociedade. Já o magistrado destacou sua preocupação com o atendimento à população, principalmente do público mais necessitado, que precisa de respostas urgentes à sua demanda. O desembargador afirmou que, em nome do Coleprecor, deve enviar ofício à presidente Dilma Roussef solicitando a reflexão sobre as condições salariais dos trabalhadores do Judiciário, e o apoio à sanção do PLC 28/2015.

 

Ao final do encontro ficou definida uma nova reunião, a ser marcada após a assembleia de segunda, para reavaliação do quadro. O presidente salientou que deverá pautar a seu posicionamento conforme o interesse mais amplo da sociedade, e defendeu especialmente a manutenção das audiências já agendadas. Ele pretende também ouvir magistrados e advogados, através das suas entidades representativas, logo após o posicionamento dos servidores em sua próxima assembleia.

 

Leia também

Ato publicado disciplina suspensão de prazos e compensação de horas

 

Secom TRT5 - 3/7/2015