Evento sobre direitos trabalhistas no telemarketing contará com juiz do TRT-BA

O juiz Agenor Calazans, titular da 25ª Vara do Trabalho de Salvador, será um dos palestrantes do 2º Seminário Estadual de Teleatendimento: Construindo novas estratégias para o trabalhadores em call center, que será realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel) no dia 9 de julho, das 8 às 18 horas, no Hotel Sol Barra, em Salvador. O evento enfocará a saúde, as condições de trabalho, as relações jurídicas, a regulamentação da profissão e os problemas enfrentados pelos trabalhadores em telemarketing.


O seminário contará também com apresentações de outras especialistas, como o médico e auditor fiscal do Ministério Público do Trabalho (MPT)  Paulo Conceição; o pós-doutor em medicina Paulo Pena;  e  a mestra em Direito, Estado e Constituição  Renata Dutra. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.


Responsável pela maior oferta de vagas de emprego na atualidade (só na Bahia são quase cinquenta mil teleatendentes), o setor de telemarketing é também um dos setores que mais adoecem os trabalhadores, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em 2013, o anuário estatístico de acidentes de trabalho elaborado pelo Ministério da Previdência Social registou 1.349 casos de doenças ocupacionais com o Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do teleatendimento. São doenças como Lesão por Esforços Repetitivos (LER), problemas auditivos e posturais, depressão, dentre outros, decorrentes da atividade em call center.


A pressão para o atingimento de metas também é um agravante no setor e já motivou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho em Feira de Santana contra uma empresa que monitorava o tempo utilizado pelos trabalhadores para irem ao banheiro. Outros excessos no teleatendimento também já foram denunciados na imprensa nacional. O seminário terá como público-alvo os trabalhadores do setor, estudantes, sindicalistas, integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) das empresas e toda a sociedade civil.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho), com informações do Sinttel-BA - 1º/7/2015