Diretores de Tecnologia participam de simpósio no CSJT

 

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou o I Simpósio de Governança de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho, na última terça (16) e na quarta-feira (17), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O objetivo do evento foi  promover o conhecimento sobre conceitos e práticas, com vistas a aprimorar a governança de TI nos Tribunais Regionais do Trabalho e no próprio CSJT. O TRT5 foi representado pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Cláudia Jorge, e pela coordenadora de Tecnologia e Logística, Márcia Brito.

 

Organizado pela Setic do Conselho, o Simpósio abordou, entre diversos assuntos, a governança de TI, sob a perspectiva do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e os principais aspectos da gestão de TI na Justiça do Trabalho. Também houve apresentações sobre o Escritório de Projetos de TI do Banco Central do Brasil (BCB) e o Sistema de Gestão de Segurança da Informação desenvolvido pelo TRT da 4ª Região (RS). Outro assunto do Simpósio foi o modelo de governança Cobit versão 5.0, utilizado pelo CSJT e que serve de referência nas auditorias sobre os Tribunais.


 
O presidente do CSJT e do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, abriu o evento, reforçando a necessidade de o Judiciário Trabalhista continuar a investir nessa área e de a gestão dela ocorrer de forma integrada entre as unidades administrativas. "Apesar de existirem normas e padrões internacionais para a sua aplicação, a governança de TI é objetivo a ser perseguido diariamente por todos os gestores da organização. Não é matéria somente da área de tecnologia. Ela depende da atuação proativa, conjunta e sincronizada das diversas áreas das instituições da Justiça do Trabalho", disse.

 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do CSJT, Cláudio Fontes Feijó,  "o conteúdo técnico do evento permitirá aos Tribunais o fortalecimento dos sistemas de controle e a gerência mais efetiva dos processos de trabalho e dos projetos, como o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT)", afirmou.


 
Relações institucionais - O presidente Barros Levenhagen e o secretário da Setic enalteceram a interação entre instituições no Simpósio, para o debate sobre informações técnicas e boas práticas. Os gestores de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho conheceram projetos e experiências do BCB, TCU, Universidade Católica de Brasília (UCB), Gartner Group -empresa norte-americana que desenvolve tecnologias - e dos Tribunais Regionais do Trabalho da 4ª (RS) e 19ª (AL) Regiões.


 
Fonte: Guilherme Santos (Ascom/CSJT) -19/6/2015