Assessores de Comunicação discutem estratégias em congresso

 

A importância da Comunicação em um regime democrático e a sua contribuição para a transparência e o acesso à Justiça foram aspectos destacados pelo desembargador Wander Marotta, 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) e superintendente da Gestão de Inovação, ao abrir (foto) o XI Congresso de Assessores de Comunicação do Judiciário, nesta quinta-feira (18), em Belo Horizonte. O evento, nesta edição, traz o tema Gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça no setor público. O TRT5 participa dele por meio de sua assessora de comunicação, Léa Paula Coury.

 

As assessorias, segundo o desembargador, já possuem o conhecimento estratégico e a percepção crítica dos fatos, o que favorece o atendimento da Justiça e o trabalho dos gestores. "Comunicar o que as instituições têm de eficiente e positivo, utilizando diversas mídias, é um dos maiores ganhos para todos", apontou.

 

Em seguida, a palestra apresentada pela jornalista Nádia Rebouças, que tratou do que ela considera um desafio, "a necessidade da humanização das relações no trabalho", causou impacto no auditório. "Vivemos com pessoas que já não têm mais o sentir nas suas ações e precisamos investir na nossa mudança e no nosso papel de agentes de transformação onde quer que estejamos. Não podemos parar de tentar transformar o mundo", ressaltou.

 

Com 42 anos de experiência, entre elas a assessoria ao Betinho, na campanha contra a fome, Nádia Rebouças afirmou que o momento atual, de consciência ambiental, obriga todos "a mudar a maneira de sentir e pensar para se chegar a algo". E declarou "não se admite mais o perfil retrógrado de um chefe de uma instituição. É necessário entender a importância da transparência das ações e decisões dos tribunais, além do que são públicas, rechaçando o que pode ser pautado pelo individualismo", concluiu.

 

Vanderlei Ricken, presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), afirmou que o momento é de "compreender a real dimensão das abordagens e a utilidade do tema para um tempo de crises e ajustes, em que mais e mais se reclamam competência e foco na gestão das esferas públicas do sistema de Justiça". Segundo ele, o cenário de assessorias, secretarias, seções ou departamentos de comunicação no país é heterogêneo, ressaltando que a cooperação e o compartilhamento de informações contribuirão para o fortalecimento coletivo.

 

A mesa de abertura contou com o desembargador Wander Marotta, que representou o presidente do TJ-MG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes; o desembargador Geraldo Augusto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o desembargador Herbert Carneiro, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora federal Maria Laura Franco Lima de Faria; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho; o diretor de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Lúcio Braga Guimarães, representando o presidente da instituição, Sebastião Helvécio Ramos de Castro; o chefe de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte, Régis Souto, representando o prefeito Márcio Lacerda; a secretária-geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, promotora Élida de Freitas Resende, representando o procurador-geral Carlos André Marianni Bitencourt; o diretor do foro da Justiça Federal seção judiciária de MG, juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga, além de Vanderlei Luiz Ricken.

 

Secom TRT5 (Léa Paula, com informações do TJMG) - 19/06/2015