Autoridades homenageiam des. Ronald de Amorim e Souza

 

 

Várias autoridades do judiciário trabalhista manifestaram seu pesar pelo falecimento do desembargador Ronald Olivar de Amorim e Souza, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA). O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, que está em um congresso em Campinas (SP), decretou luto oficial por três dias, no âmbito da Justiça do Trabalho da Bahia, em face do ocorrido. "O desembargador Ronald foi um precurssor de novas ideias, andando sempre à frente do seu  tempo, deixou sua marca em toda a Justiça do Trabalho, tendo sido, ainda, um dos fundadores do Coleprecor", declarou o presidente.


No exercício da Presidência do TRT5, o corregedor regional, desembargador Tadeu Vieira, falou em nome do Tribunal: "Reconheço a importância histórica da sua passagem como juiz e especialmente como presidente do TRT5, onde demonstrou sua capacidade de liderança e seu grande tino de administrador. Sempre com uma posição firme, forte e competente, mas compreensivo e benevolente para com aqueles que a ele recorriam. Em nome do TRT5 apresento meus votos de pesar à família e manifesto a tristeza pela morte não só do jurista, administrador, desembargador, mas sobretudo da brilhante figura humana que ele era, a quem externamos nosso eterno agradecimento".


De Genebra, onde participa da 104ª Conferência Internacional do Trabalho, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão mandou suas condolências. "A trajetória do eminente magistrado foi digna das maiores homenagens que podem ser prestadas a quem dedicou boa parte da vida e de suas energias em prol da Justiça do Trabalho, em especial à 5ª Região. Jamais deixou de ajudar tantos quantos dele precisaram. Reconhecido internacionalmente no meio jurídico,  deixará o legado de conhecimento, honestidade, honradez, cultura jurídica e dedicação à causa da Justiça", afirmou o ministro.



Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 11/6/2015