TRTBA participa de Ação Global no sábado

Equipe do TRT composta de magistrados e servidores e o coordenador do evento ao lado do presidente

 

 

O TRT5 atuou como posto de atendimento de cidadãos no Ação Global, no sábado (30), cumprindo assim uma das suas missões, fazer justiça social. Mais de 800 pessoas foram atendidas no estande do TRTBA, que participou da edição deste ano do Ação Global na sede do Sesi/Senai, em Piatã, Salvador, Bahia. "Estamos aqui trazendo nossas ações de trabalho seguro e infantil, temos que combater o trabalho escravo e infantil. Trabalhadores e empresários devem desenvolver ações conjuntas para eliminar os acidentes de trabalho, pois a responsabilidade é de todos. Esse é um trabalho de qualidade de vida", declarou o presidente do TRT, desembargador Valtércio de Oliveira.

 

Juízes, servidores do Coordenação Judiciária de 1ª Instância (CJ1), e da Ouvidoria, além de advogados e voluntários, se revezaram no atendimento aos cidadãos que apresentaram situações diversas, algumas que já se tornaram ações e estão em andamento na Justiça do Trabalho.

 

Uma parceria deverá ser feita com a Superintendente do Sesi, declarou Armando Neto, um dos coordendores do evento, que a ideia é levar aos jovens do ensino médio daquela unidade de ensino, a maioria de trabalhadores já, os projetos do TRT5, como o de erradicação do trabalho infantil, o Trabalho Seguro e o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira; a desembargadora Vânia Chaves, gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TST; a presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes; e as juízas Carla Cunha e Manuela Hermes participaram do evento; além do secretário-geral, Manoel Neto; e da assessora da Presidência, Luciana Pinto Aguiar.

 

 

O servidor Homero presta esclarecimentos

 

 

"Atendi pessoas pedindo informações processuais, explicações sobre o andamento do processo, e que queriam saber como agir para ingressar com uma reclamação", afirmou Homero Ramos, da CJ1. Ele contou que também foi grande o número de questionamentos sobre demissões indevidas e como proceder após o adoecimento: "atendi algumas pessoas que ficaram doentes e perderam o emprego. Elas queriam saber seus direitos após a dispensa", destacou.

 

"Estamos efetivamente cumprindo nosso papel social aqui hoje, chegando junto do cidadão para prestar-lhe esclarecimentos, enquanto conhecemos de perto muitas situações que vão parar na mesa de audiência", afirmou a presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes.

 

O presidente do Tribunal, desembargador Valtércio de Oliveira, apontou que, também foram apresentados no estande, cartilhas e informes dos Programas pela erradicação do trabalho infantil, "com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o trabalho de crianças e adolescentes, excluindo-as desse condição e levando-os para uma qualidade de vida digna da sua idade", e pelo trabalho decente em geral, "campanhas que já fazem parte da realidade do TRT5", ressaltou.

 

A camareira Marineuza Ferreira passou no estande para saber como agir em relação à ex-patroa e ficou sabendo que já há uma ação trabalhista movida com data marcada para audiência, que será em julho: "Foi aqui que descobri já a data e hora da audiência, em julho já", afirmou.

 

Ação Global - histórico

 

Em sua 22ª edição, o Projeto Ação Global atendeu 23 mil pessoas, das 8h às 16 horas. Foram oferecidos mais de 40 serviços gratuitos, em assistência médica, auxílio-jurídico e emissão de documentos.

 

De acordo com a organização, 7.772 pessoas participaram das atividades. Entre os serviços, 2.680 foram na área de cidadania, 2.339 de lazer, 6.731 na área de educação e 10.602 em saúde. Mais de 900 pessoas cortaram o cabelo. A ação contou com a participação de 600 voluntários e teve mais de 40 parceiros.

 

Juízas Manuela Hermes e Carla Cunha atendem trabalhadores

 

Também foram responsáveis pelo estande do TRT5, Vânia Fagundes, da Coordenadoria de Projetos Especiais, que organiza eventos, Ismar Tourinho, da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª instância, Cristiane Dantas Ramos, da Ouvidoria, além da diretora da Secom.

 

 

Secom - TRT5- (Léa Paula) - 1º/6/2015