Inspeção Processual: TRT5 atinge 245% de taxa de execução

 

Um total de 3.861 processos sofreram baixas definitivas nas 88 Varas do Trabalho durante a 2ª Semana de Inspeção Física e Processual de 2015, ocorrida na primeira semana de maio em 86 varas e na segunda semana em duas varas restantes. Com esses números o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5) alcança, em maio, 245,92% de taxa de execução, relação entre quantidade de processos em execução iniciados e baixados. 


 
Durante o período analisado, o total de processos baixados na fase de execução é bem superior à média dos últimos três meses. A média semanal sem inspeção é de 663 autos baixados, enquanto que nas semanas de inspeção o volume chegou a 1.930. Com esse esforço, no acumulado do ano, a taxa de execução também segue positiva - de 172,63%  (em números absolutos, um total de 10.002 processos foram iniciados na execução e 17.266 baixados, ou seja, para cada 10 processos iniciados, 17 foram baixados).

 

Segundo o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), Márcio Fernando Ribeiro, as inspeções, além de verificarem inconsistências nas tramitações, trazem outros benefícios para os processos, como o saneamento de eventuais irregularidades, a verificação da possibilidade de expedição de certidão de crédito e a designação de audiência para tentativa de conciliação, tudo sob a supervisão dos magistrados. "Naturalmente essa movimentação repercute nas estatísticas, revelando a real eficiência do TRT5", destaca o diretor.
 
 

Secom TRT5 (Josemar Arlego/Valdicéa do Val) - 28/5/2015