Seminário sobre Processo Civil terá participação de desembargador do TRT5

Nos próximos dias 19 e 20 de maio de 2015 (terça e quarta), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, no Corredor da Vitória, acontece o seminário As Novas Alterações do Código de Processo Civil, promovido pelo Centro de Estudos Jurídicos do MPT na Bahia (Cejur).

 

O evento, que contará com a participação do desembargador do TRT5 Edilton Meireles e do advogado Fredie Didier, é exclusivo para procuradores, analistas e assessores de 1º e 2º graus, técnicos bacharéis em Direito e estagiários da área jurídica. A programação ocorrerá no auditório do MPT, das 14h às 18h30 do dia 19, e das 9h às 11h do dia 20.

 

Este é o primeiro seminário realizado pelo Cejur e tem o objetivo de levar aos servidores um aperfeiçoamento técnico a partir da promoção e do apoio a atividades de cunho científico. As palestras serão proferidas pelo jurista e professor Fredie Souza Didier Júnior, com o tema Principais alterações no Código de Processo Civil; e pelo também professor e desembargador do Edilton Meireles.

 

O Cejur foi criado para promover atividades científicas entre membros e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, visando aperfeiçoar seu conhecimento intelectual na área jurídica. Caberá ao Cejur promover e apoiar atividades de caráter científico. Dentre seus propósitos, estão a realização de tarefas voltadas a organização e promoção de eventos, seminários, cursos, estágios e treinamentos, com a publicação de estudos jurídicos e boletins periódicos que abordem a matéria teórica, legislativa e jurisprudencial do interesse do órgão.

 

De acordo com o procurador do Trabalho e coordenador do Cejur, Pedro Lino de Carvalho Júnior, "a iniciativa pretende ainda, estabelecer intercâmbios e parcerias com órgãos judiciários e da administração pública, bem como com organizações semelhantes, destinando-se a produzir dados consistentes para melhoria da atuação desta unidade. Também objetiva elaborar e oferecer propostas criativas para a reformulação institucional de nossas práticas", comenta.

 

Os palestrantes:

 

Edilton Meireles atua na área de Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Processual do Trabalho, Direito de Família. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutoramento pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2011). Atualmente é desembargador do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

 

Professor no mestrado e doutorado da Universidade Católica do Salvador, professor adjunto na graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, Meireles tem experiência de pesquisa nas áreas de direito social, relações de trabalho na contemporaneidade, reflexos do direito de família nas relações de trabalho e a interferência do trabalho nas relações familiares.

 

Fredie Didier Júnior graduou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia em 1998, tornou-se Mestre em Direito em 2002 pela Ufba e doutorou-se em Direito em 2005 pela PUC/SP, obtendo pós-doutoramento em 2008-2009, pela Universidade de Lisboa. Atualmente é advogado, e sócio do escritório Didier, Sodré e Rosa Advocacia e Consultoria, com atuação em diversos estados do Brasil.

 

É também professor adjunto do Curso de Direito da Universidade Federal da Bahia. É autor, coautor e organizador de 25 livros sobre diversos temas, principalmente Direito Processual Civil. Sua obra mais famosa é o Curso de Direito Processual Civil, pela editora Juspodivm.

 

SERVIÇO:

 

O quê: Seminário As Novas Alterações do Código de Processo Civil

Onde: Auditório do MPT na Bahia (Av. Sete de Setembro, 308 - Corredor da Vitória)

Quando: Dias 19 e 20 de maio de 2015

Quem: Fredie Souza Didier Júnior, dia 19/05, às 14h

Edilton Meireles, dia 20/05, às 9h

 

Fonte: MPT-BA - 15/5/2015