TRT-PE celebra abolição e homenageia personalidades com medalhas

Presidente do TRT5 (BA) e do Coleprecor, Valtércio Ronaldo de Oliveira,
recebe comenda da presidente do TRT6 (PE) Gisane Araújo

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realizou a entrega das Medalhas Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira e Juiz Eurico de Castro Chaves Filho a 37 agraciados, na noite dessa quarta-feira (13), em solenidade realizada no Arcádia Recepções do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Dentre os homenageados, o desembargador Valtércio de Oliveira,  presidente do TRT5 (BA) e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais do Trabalho (Coleprecor).


 
A Medalha Conselheiro João Alfredo é concedida a personalidades que se destacaram por sua contribuição à Justiça Trabalhista pernambucana ou a outros campos de relevância social; já a Medalha Juiz Eurico de Castro prestigia magistrados e servidores do Tribunal por razão de mérito funcional. Magistrados, professores, advogados, servidores, músicos, escritores, médicos, teatrólogos, militares e políticos foram os homenageados deste ano. 

 

A presidente do TRT6, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, fez a abertura solene do evento. Em seu discurso agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do reconhecimento conferido aos agraciados. "Com a entrega desta comenda, o Tribunal cumpre o dever institucional de reconhecer aqueles que se destacam por sua atuação na sociedade", declarou. Ela relembrou a tradição do Regional de condecorar personalidades dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, o compositor Capiba, o arcebispo Dom Helder Câmara e o artista plástico Francisco Brennand, além de políticos e operadores do direito em geral. 

 

A seguir foi composta a mesa de honra, integrada pelo procurador-geral de Pernambuco, César Caúla (representando o governador Paulo Camara), o procurador-chefe do MPT6, José Laízio Pinto Júnior, o presidente da Amatra VI, juiz André Machado, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, o secretário de assuntos jurídicos da Prefeitura do Recife, Ricardo Correia (representando o prefeito Geraldo Júlio), o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, general Francisco Mamede de Brito e o presidente do TRT5 (BA) e presidente do Coleprecor, Valtércio Ronaldo de Oliveira. 

 

Com 35 anos dedicados ao Judiciário Trabalhista, a juíza titular da 18ª Vara do Trabalho (VT) do Recife, Solange Moura de Andrade foi agraciada com as duas comendas. "Estou muito honrada com as Medalhas, que significam o reconhecimento do trabalho de tantos anos. Traz um sentimento de dever cumprido como jurista e como cidadã, pois tenho sempre mirado o meu trabalho em prol da sociedade, porque, entendo, é esse o papel da Justiça do Trabalhista", declarou a magistrada.


 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves, agraciado com a Medalha Conselheiro João Alfredo, dedicou a homenagem a todos os advogados e falou sobre a importância do TRT-PE para a sociedade. "Eu agradeço e fico muito feliz e honrado em receber essa comenda. E eu a recebo em nome dos mais de 40 mil advogados de Pernambuco, que capitanio à frente da Presidência da OAB-PE. É uma distinção que vem de um Tribunal que muito orgulha a classe jurídica pernambucana, pois é um Tribunal produtivo e comprometido com o desenvolvimento social do nosso estado", afirmou o advogado.

 

foto: Divulgação | Arquivo Pessoal

O corregedor do TRT5, desembargador Tadeu Vieira (de preto), também prestigiou o evento


 
Também agraciado com a Medalha Conselheiro João Alfredo, o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, encarou a homenagem como um estímulo à superação de novos desafios. "Minha atuação como professor e reitor é uma forma de interagir com a sociedade e de estar presente na comunidade pernambucana. E quando essa sociedade, através de uma instituição como o TRT-PE, confere uma comenda como essa, a gente fica grato, mas eu encaro também como um encorajamento a continuar nossas atribuições", explicou o reitor. 

 

Além das personalidades já citadas, foram agraciadas com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira: a juíza substituta do TRT-PE Adriana Satou Lessa Ferreira Pinheiro; o provedor do Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa; o juiz titular da 19ª VT do Recife Antônio Wanderley Martins; o desembargador presidente do TRT da 1ª Região, Carlos Alberto Araújo Drumond; o comandante do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Recife, major Daniel Mendes Aguiar; o advogado Edmilson Bôaviagem Albuquerque Melo Júnior; o prefeito da Cidade de Goiana/PE, Frederico Gadelha Malta de Moura Júnior; o prefeito da Cidade do Recife/PE, Geraldo Júlio de Mello Filho; o compositor e diretor da Spokfrevo Orquestra, Inaldo Cavalcante de Albuquerque (maestro Spok); a assessora de desembargador do TRT-PE Isabela Andrade Vila Nova; o tabelião e professor doutor da Faculdade de Direito da UFPE, Ivanildo de Figueiredo Andrade de Oliveira Filho; o juiz titular da 9ª Vara de Família do TJPE e idealizador e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, João José Rocha Targino; o delegado superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcelo Diniz Cordeiro; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria de Assis Calsing; o juiz substituto do TRT-PE Rafael Val Nogueira; o médico, teatrólogo, ator, compositor e escritor Reinaldo da Rosa Borges de Oliveira; a juíza substituta do TRT-PE Renata Conceição Nóbrega Santos; o procurador-chefe da Advocacia-Geral da União da 5ª Região (AGU), Rodrigo Cunha Veloso. O médico, escritor e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste José Nivaldo Barbosa de Souza recebeu a homenagem post mortem.
 


Foram agraciados com a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho os magistrados do TRT-PE: juíza titular da 18ª VT do Recife/PE, Solange Moura de Andrade; e juíza titular da 17ª VT do Recife/PE, Walkiria Miriam Pinto de Carvalho. E também os servidores do Tribunal: Alice de Fátima de Alcântara Jordão de Vasconcelos, Bruno Jorge Mota Cavalcanti, Conceição Elizabete Melo Mendonça, Elizabete Ofélia de Lima, Josias Dias da Silva, Maria das Graças Figueiredo de Souza, Maria do Carmo Albuquerque Pires, Maria Terezinha Pimentel de Souza, Roseanne Dantas Arruda, Ubanilza de Barros Carvalho Melo e Verônica Maria Cyreno Amorim.

 

Um dos homenageados, o maestro Spok apresentou-se ao lado da Orquestra Criança Cidadã, executando clássicos do frevo pernambucano. A seguir o maestro fez duo com o instrumentista Geová da Gaita. 

 

Histórico das Medalhas:

Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira: Instituída em 1987 pelo presidente do TRT-PE desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, leva o nome do político pernambucano que foi conselheiro de Estado no Brasil Império e importante figura na abolição da escravatura. João Alfredo Corrêa de Oliveira foi signatário da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

 

Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho: Também criada em 1987 pelo desembargador José Gondim Filho, a condecoração alude ao que presidiu o Regional da 6ª Região nos períodos de 1946/1951, 1955/1959 e 1963/1966. Durante gestão de Eurico de Castro Chaves Filho, em 1946, o órgão passou a integrar o Poder Judiciário da União.

 

Fonte: Secom TRT6 (PE) - 13/5/2015