Doações do TRT5 aos desabrigados ultrapassam uma tonelada

 

Na última sexta-feira (8), as Voluntárias Sociais da Bahia receberam do presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, mais de uma tonelada de mantimentos, produtos de limpeza e de higiene em prol dos desabrigados pelas chuvas. Os artigos foram doados por magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Tribunal. A entrega foi feita à diretora da entidade, Neylane Lemos, pelo presidente acompanhado da assessora Thaís Vieira e da servidora Vânia Fagundes (foto).

 

As Voluntárias Sociais da Bahia são uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos, fundada por Lavínia Magalhães, esposa do então Governador Juracy Magalhães, em 21 de março de 1960. As Voluntárias Sociais são presididas pela Primeira Dama do Estado, de acordo com o artigo 24° do estatuto da Entidade.

 

 

Segundo Neylane, o trabalho começa com a identificação nas comunidades do que aquela população mais carece, "dando início assim às campanhas, que começam com um pouquinho de cada um, o que faz a grande diferença". Depois de arrecadados, os produtos são separados (foto) para serem montadas as cestas básicas.

 

O presidente Valtércio de Oliveira elogiou a atuação das Voluntárias, e destacou se tratar de "uma entidade séria, com anos de um excelente trabalho, sendo reconhecida por toda a comunidade baiana".

 

A diretora Neylane ficou surpresa com a doação do TRT5, afirmando que, "se todo mundo começasse a pensar assim, diminuiria um pouco o sofrimento dos outros". A assistente social Tânia Nogueira contou que iniciou a campanha em 9 de abril e que já atendeu mais de mil famílias e moradores de rua. "Será dada continuidade à campanha, pois, além dos desabrigados de Salvador, também foram atendidas pessoas de Santo Amaro, que sofreu uma enchente do Rio Subaé, e de Camaçari, pelos estragos causados pelas chuvas".

 

BOA VONTADE - A arrecadação do TRT5 foi feita pela Coordenadoria de Projetos Especiais (CPE), em Nazaré, e no Fórum do Comércio contou com o apoio do servidor Orocil Pedreira (Nusop), alcançando um total de R$ 6.252, que foram utilizados para a compra de mais de 100 Kg de arroz, feijão, farinhas, e ainda, café, sucos, água mineral, achocolatados, macarrão, biscoitos, leite em pó, produtos de limpeza e de higiene pessoal. "Ficamos emocionados com a boa vontade de todos aqueles que contribuíram", disse Vânia Fagundes, diretora-adjunta da CPE.

 

Desde 2009, as Voluntárias Sociais se mudaram para uma nova sede no Largo do Campo Grande, no Palacete das Rosas, o que facilitou um maior contato com a população. Também há no local o Memorial de Fotografias em homenagem às primeiras-damas que presidiram a instituição.

 

Quem quiser contribuir diretamente com as Voluntárias Sociais da Bahia, basta ligar para (71) 3117-4900 ou entrar no site vsba.ba.gov.br.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 11/5/2015