Desembargadores do TRT5 palestram em Jornada de Direito do Trabalho

 

Na última quinta-feira (7) os desembargadores do TRT5, Valtércio de Oliveira (presidente do Tribunal), Edilton Meireles e Marcos Gurgel palestraram na I Jornada de Direito do Trabalho, promovida pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pela Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat). O objetivo da Jornada foi divulgar para os acadêmicos de Direito os principais assuntos que repercutem na esfera trabalhista e incentivá-los no estudo sobre esta área da ciência jurídica.

 

O evento, coordenado pela professora e advogada Cristianne Gurgel, começou com uma homenagem ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Hylo Bezerra Gurgel, 10º presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA). Emocionado, o desembargador Marcos Gurgel, filho do homenageado agradeceu a honraria. "Para mim é uma honra receber essa homenagem ao meu pai. Quero agradecer pela lembrança em nome de toda a minha família!", disse.

 

 

O desembargador Edilton Meireles, que falou sobre a recente reforma do Recurso de Revista, afirmou que as mudança no recurso vieram para tornar a Justiça do Trabalho mais flexível. "A justiça trabalhista é pouco flexível. As novidades no Código Civil vêm para mudar sensivelmente a forma de advogar no Brasil, vêm para tentar uniformizar a jurisprudência".

 

Na ocasião, o presidente do TRT5 falou sobre o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), sua modernização, críticas e problemas. Antes de adentrar na temática, aproveitando o ensejo da homenagem, o desembargador lembrou de quando teve a oportunidade de conhecer o ministro Hylo Bezerra Gurgel. "Eu tive a chance de conhecer Gurgel e perceber a importância das relações humanísticas".

 

 

Em seguida, Valtércio de Oliveira destacou a agilidade na tramitação permitida pelo PJe-JT, além da redução de custos. "Hoje, com o PJe-JT não se tem mais a necessidade de ir até a Vara dar entrada em uma petição. As partes e os advogados têm o acesso pelo site e a entrada da ação é dada em menos de 20 segundos. Por isso, além de benefício ambiental pela redução de papel, o PJe é um ganho para todos: para as partes, advogados, magistrados e servidores".

 

Finalizando a sua apresentação, o presidente do TRT5 exibiu um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação do TRT5 sobre o funcionamento do Tribunal, onde são apresentados os pontos positivos do PJe-JT.

 

Secom TRT5 (Émille Cerqueira) - 11/5/2015