Advogados destacam parceria com o TRT5 em solenidade de posse na Abat

 

O clima de confraternização, o respeito mútuo e o sucesso da parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) e os advogados que militam na instituição marcaram a cerimônia de posse do Conselho Deliberativo da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) para o biênio 2015/2016. O evento, ocorrido na noite desta quarta-feira (29/4), no Fiesta Bahia Hotel, contou com as presenças do presidente e do corregedor do TRT5, desembargadores Valtércio de Oliveira e Tadeu Vieira, dos desembargadores Alcino Felizola e Marcos Gurgel, da  presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Andrea Presas, de juízes do TRT5 e de integrantes do Conselho da Abat (veja lista completa abaixo), com os novos presidente e vice-presidente, Emerson Ferreira Mangabeira e Adilson Affonso de Castro. Também compareceram o chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), Alberto Balazeiro, o presidente da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Luiz Viana, e outras personalidades do meio jurídico.


O presidente Valtércio de Oliveira (foto) citou a importância da intercolaboração entre magistrados e advogados, e deu seu próprio testemunho, desde que atuava como juiz em Itabuna. "Somos obreiros do Direito, e precisamos uns dos outros. Por isso, as portas da Administração do TRT5 estão abertas para advogados e para o público. Na Presidência, quando eu necessitei conversar com a Abat, sempre tive a compreensão dos senhores. Continuemos juntos em busca de um ideal de Justiça", afirmou.


O presidente da Seção Bahia da OAB, Luiz Viana, afirmou que a Abat e OAB atuam conjuntamente na defesa da justiça e das prerrogativas dos advogados e elogiou o TRT5: "O Judiciário Trabalhista é um exemplo a ser seguido, e quem tem um Regional como o baiano se orgulha. Outras instituições deveriam se espelhar nessa". Durante a solenidade, representantes da OAB e Abat assinaram um termo de cooperação técnica.

 

 Léa Paula - Secom TRT5

 

O advogado Eliel Teixeira, que na oportunidade passava o cargo de presidente da Associação, relatou que durante o seu mandato a categoria viveu o desafio da implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e que foi fundamental, nesse desafio, o apoio do TRT5. Ele elogiou o sucessor, que desde fevereiro, quando eleito, já vem assumindo a liderança em questões forenses. Teixeira sugeriu que a Abat leve suas ações ao interior do estado e defendeu que os advogados lutem contra o projeto de lei que amplia a terceirização, pelos honorários da sucumbência e por outras questões de interesse da advocacia.


O presidente Emerson Mangabeira lembrou sua trajetória na entidade, como ouvidor (2011/2013) e como diretor (2013/2015), elogiou os antecessores na Presidência e também criticou o projeto de lei da terceirização que, segundo ele, precariza as relações trabalhistas e expõe os trabalhadores a acidentes. "A Abat não se calará. Temos conhecimento de causa, porque lidamos com as pessoas, e vamos lutar". Abordando a atuação dos profissionais da área, destacou a quantidade de audiências que os advogados realizam no cotidiano e abordou a iniciativa do Tribunal de promover acordos globais. Finalizando, destacou as parcerias com o TRT5, a OAB-BA e Amatra5.

 

Novo Conselho Deliberativo:

1)  Emerson Ferreira Mangabeira  
2)  Eliel de Jesus Teixeira      
3)  Humberto Torreão Neto   
4)  Joaquim Pinto Lapa Neto   
5)  Mauricio Oliveira Cardoso  
6)  Adilson Affonso de Castro  
7)  Saul Venâncio de Quadros Neto  
8)  Gustavo Mazzei Pereira   
9) Lucy Maria de Souza Santos Caldas  
10)  Aaron Góis Pinheiro    
11)  Ezíquio de Almeida Ferreira  
12)  Luciana Rabello Fermiano  
13)  Maria EmiliaNajar Vasconcelos 
14)  Rogério Moskalenko Montenegro Gomes 
15)  Heber dos Santos Araújo   
16) Denise Pithon Teixeira C. Carvalho  
17) Marlete Carvalho Sampaio   
18)  David Bellas Câmara    
19)  Matheus Tolentino A. Passos  
20)  Isolino Moreira dos Santos Filho 
21)  Humberto Costa Júnior
22) Jorge Otávio Oliveira Lima (representante da Abrat)

 

Secom TRT5 (Léa Paula/Franklin Carvalho) - 30/4/2015