Palestra no TRT5 alerta sobre uso consciente da água

 

"A água é um bem de todos! Temos que sair do pensamento individual e agir de forma coletiva e não esperar que ela acabe para começarmos a nos preocupar!", afirmou a mestra Denise Noronha,  representante da ONG EcoBairro, ao palestrar nesta quarta-feira (15), no saguão do andar térreo do Fórum do Comércio. O TRT5, através da Coordenadoria de Projetos Especiais, apresentou a palestra Água, Ouro Líquido em continuidade à programação da Semana da Água.

 

Denise iniciou a palestra com o vídeo A guerra da Água, que encena uma guerra daqui a alguns anos por causa da falta do precioso líquido. "Nós olhamos rios e cachoeiras e achamos que a água não vai acabar nunca. Esse vídeo mostra uma situação que tem grandes chances de se tornar real", refletiu a palestrante.

 

Em seguida, Denise falou sobre algumas atitudes que podem evitar o desperdício da água, como uma recomendação dada pela ONU para evitar o consumo de carne e queijo. Isso porque a produção desses dois alimentos gasta muita água - 15,4 mil litros e 5 mil litros para cada 1 kg, respectivamente. Ela reforçou também outras medidas já bem conhecidas - evitar banhos demorados, reaproveitar água, lavar carros com balde e fechar a torneira quando não está em uso.

 

 

Para encerrar, a palestrante alertou o público presente acerca de algumas atitudes que podem ser adotadas nas residências, mas também no Tribunal para evitar o desperdício de água. "São ações estruturais simples que vão desde educar as pessoas aos poucos, como investir em torneiras automáticas, descargas mais econômicas e redutores de pressão", concluiu.

 

CAMPANHA - A campanha nacional de uso consciente da água, lançada no dia 23 de março, contou com diversas atividades, como exposição de painel, filme e discussão sobre o tema, além de aposição de adesivos e distribuição de cartilhas. A iniciativa, realizada em homenagem ao Dia Mundial da Água (22/3), tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o uso da água no planeta, inclusive sobre os problemas que o Brasil enfrenta, como a escassez nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Secom TRT5 (Émille Cerqueira) - 16/4/2015