Encontro de Boas Práticas: projetos serão disponibilizados na web até 17/4

 

 

A inovação no planejamento e o envolvimento de magistrados e servidores na gestão é indispensável para que os tribunais aproveitem ao máximo os limitados recursos de que dispõem. Esse entendimento perpassou os projetos expostos na tarde desta sexta-feira (10/4 - ver resumo abaixo), último dia de apresentações do II Encontro Nacional de Boas Práticas da Justiça do Trabalho, que ocorre em Porto Seguro. A distribuição de trabalho para juízes e peritos concentrou as discussões no grupo que abordou as políticas para a área fim. Já no que diz respeito à área meio, a tônica foi a capacitação em gestão e acompanhamento do servidor, desde a sua admissão até eventual reabilitação, com especial enfoque em ações de promoção de saúde. Todos os detalhes dos trabalhos apresentados e os contatos das equipes responsáveis serão disponibilizados até o dia 17 de abril no hotsite do evento, para acesso livre.

 

 

 

 

Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) e do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor), desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, o Encontro foi um "sucesso absoluto", principalmente na escolha dos temas que foram discutidos. Ao todo, 141 proposições foram inscritas e 44 selecionadas para apresentação.

 

Ainda de acordo com o desembargador, nas reuniões mensais do Coleprecor também são abertas pautas para exposição de inovações dos TRTs, mas as discussões são focadas em demandas que têm urgência na data específica, ao tempo que o evento em Porto Seguro permite se debruçar sobre as questões da rotina jurisdicional. “Vi projetos maravilhosos aqui, inclusive na área meio, de muita utilidade para a nossa atividade”, afirmou o magistrado, que se disse muito satisfeito com a participação de todos os 24 TRTs do Brasil, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

A corregedora do TRT da 3ª Região (MG) e vice-presidente do Coleprecor, desembargadora Denise Alves Horta, acredita que “a importância de eventos como este é discutir novas ideias diretamente com as pessoas que as estão implantando”. A magistrada viu como muito positiva a participação e o interesse de todos os TRTs nas novidades apresentadas. "Vieram nos procurar pessoalmente para pedir informações sobre os projetos que trouxemos de Minas, e nós também vamos levar ideias novas de outros Tribunais", disse. O Encontro integra o calendário do Coleprecor, e o Colégio também tem comissões para observação permanente de assuntos prioritários da Justiça do Trabalho.

 

 

 

 

Área fim:

 

Tribunal / Tema / Palestrante

Objetivos do Projeto

TRT15 - e-Apoio (Juíza Auxiliar da Corregedoria Maria da Graça Bonança Barbosa)

O objetivo geral do projeto é mobilizar a força de trabalho disponível em diversas unidades da 15ª Região para tramitação de processos eletrônicos naquelas unidades consideradas de maior criticidade pelo Mapeamento Global de Desempenho realizado pela Corregedoria. Os objetivos específicos envolvem o planejamento das ações, o alinhamento de procedimentos e a tramitação de processos a distância, otimizando recursos humanos e reduzindo custos.

TRT4 - Sistema para Emissão de Requisições de Pagamento de Honorários Periciais (Diretora da Secretaria Processual Janine Scharlau Stoever)

Redução do tempo de pagamento dos honorários periciais, no caso de insuficiência de condições financeiras daqueles que deveriam suportar o ônus da perícia. Redução de 80% no trabalho na área administrativa nessa tarefa. Agilização dos processos em fase de execução.

TRT12 - Autogestão no Auxílio dos Juízes Substitutos (Assessora da Presidência e da Coordenação do PJe-JT Silvana Schaar schmidt)

Geral: Administrar o número inferior de Juízes Substitutos em relação ao número de Varas no Estado.

Específicos: possibilitar melhor administração das pautas, para fomentar a produtividade; otimizar os deslocamentos dos Juízes Substitutos, evitando custos desnecessários

TRT4 - Juiz Solidário Juíza Auxiliar da Corregedoria (Andréa Saint Pastous Nocchi)

Enfrentamento do resíduo de processos pendentes de decisão por meio de ação solidária dos magistrados da 4ª Região. Estimular a solidariedade entre os magistrados e a consciência quanto à responsabilidade coletiva em relação ao resíduo de decisões pendente na Região.

CSJT - Reformulação do Facebook – Adaptação da Realidade da Assessoria com as Expectativas do Cidadão (Higor Faria, publicitário e servidor do CSJT)

Adequar o ritmo de trabalho e maximizar esforços de uma equipe de comunicação pequena com a necessidade de produzir conteúdo para as mídias sociais; Organizar o conteúdo publicado; Criar uma identidade própria para o perfil da instituição no Facebook; e Aumentar em 25% o número de curtidas na página, o alcance e o engajamento do perfil.

TRT24 - Projeto “Educacão, Trabalho e Justica” (Juiz auxiliar da Presidência João Matrcelo Balsanelle e servidora Claudia Torquato Scorsafava)

O Projeto “Educação, Trabalho e Justiça” tem por finalidade: a) Promover a interlocução e inteiração da Justiça do Trabalho da 24ª Região com a comunidade estudantil; b)Transmitir os valores jurídicos e sociais que inspiram a história e o funcionamento da Justiça do Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, e c) Promover e estimular o espírito crítico de estudantes de 2º e 3º graus, desenvolvendo conteúdos sobre os direitos e obrigações do indivíduo na sociedade e no trabalho, especialmente no âmbito dos direitos fundamentais com indicação dos órgãos de tutela desses direitos.

TRT16 - Ouvidoria Itinerante (Desembargadora Ouvidora Márcia Andreia Farias da Silva)

Proporcionar um aumento na participação dos jurisdicionados, advogados, magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da vara objeto da itinerância no implemento de melhorias necessárias a uma gestão satisfatória; Facilitar, ainda mais, o acesso à Ouvidoria do Tribunal dos cidadãos que residem fora da capital; Contribuir na busca da eficácia da prestação jurisdicional, por meio da identificação in locu das dificuldades enfrentadas pelo órgão; Divulgar as atribuições da Seção de Ouvidoria para os públicos externo e interno que se encontram fora da sede do órgão.

TRT9 - Trabalhando com Inteligência Socioambiental (Servidora Ana Cristina Barbosa Gomes)

Implementar, formal e gradativamente, nos percentuais fixados nos indicadores dos valores socioambientais do planejamento estratégico do TRT-PR, a prática de incluir ações sustentáveis na rotina de trabalho do Tribunal, especialmente de critérios de sustentabilidade nos bens, produtos, serviços e obras a serem contratados sob quaisquer modalidades previstas para as aquisições, compras e contratações que visem dar suporte à prestação jurisdicional do Tribunal, assim como na diminuição do consumo de bens e materiais, num primeiro momento, do consumo de água, energia, papel e combustíveis.

Este conjunto de ações também perpassa na promoção da sensibilização dos integrantes do corpo funcional (magistrados, servidores, terceirizados, estagiários) quanto à necessidade da utilização otimizada de materiais e bens do tribunal e outros insumos, visando à redução de desperdício tanto de materiais, quanto de recursos decorrentes de sua aquisição.

Tais objetivos fulcram-se na busca pela implementação, de forma efetiva, de ações de desenvolvimento sustentável, um dos objetivos estratégicos deste Regional: "incrementar a adoção de práticas sociais e ambientais, com vistas a valorizar e a alinhar a Justiça do Trabalho da 9ª Região às diretrizes mundiais de preservação do meio ambiente".

 

 

Área meio:

 

Tribunal / Tema / Palestrante

Objetivos do Projeto

TRT2 - Servidor Acolhedor (Juízas Luciana Bezerra de Oliveira e Renata de Paula Eduardo Beneti)

Acolher os novos servidores, ajudando sua adaptação ao Tribunal e à cidade onde os mesmos exercerão suas funções, promovendo ainda a integração entre servidores novos e antigos.

TRT15 - Escola de Gestão (Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas Izabel Cristina Braga)

O objetivo geral da Escola de Gestão é formar bons gestores para ocupar a direção das Secretarias das Varas. Já os objetivos específicos envolvem a capacitação dos servidores para os desafios da gestão, assim como a avaliação de seu desempenho para futura referência, com o intuito de criar um Banco de Talentos do TRT15 para municiar a Administração na escolha de novos Diretores, quando da vacância do cargo em alguma das Varas do Trabalho.

TRT8 - Programa de Acompanhamento Individual e Integral do Servidor (Chefe da Seção de Inovação Haroldo Souza)

Objetivo Geral: Manutenção de um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, promovendo o bem-estar de magistrados e servidores e para o fortalecimento de um bom clima organizacional, contribuindo para a eficácia, eficiência e efetividade na execução das atividades laborais.

Objetivo Específico: instituir na Justiça do Trabalho da 8ª Região um programa que possibilite o acompanhamento individualizado de servidores que tenham sua capacidade laborativa e sua qualidade de vida no trabalho reduzidas por razões comportamentais, de insuficiência, de competência ou por motivo de saúde física e/ou mental, possibilitando o diagnóstico da situação-problema e a elaboração de um plano de ação preventivo e/ou corretivo.

TRT12 - Índice de Segurança Técnica (Diretora da Secretaria de Recursos Humanos Vanessa Gesser de Miranda)

Criar uma ferramenta que demonstre a prioridade de atendimento entre as Unidades Judiciárias a fim de auxiliar a Administração na definição de lotação de servidores com base em critérios técnicos e mensuráveis.

TRT5 - Reabilitação no Trabalho (Elzita Brandão, coordenadora da Comissão de Reabilitação)

Contribuir para a reabilitação de trabalhadores do TRT 5 que tenham permanecido afastados por motivos relacionados a saúde, com repercussão na sua capacidade laboral. Conhecer as diversidades das condições laborais para propor ações preventivas na área de saúde do trabalhador. Acolher os trabalhadores encaminhados pela junta médica deste Tribunal; Elaborar, com a participação do trabalhador, um plano de retorno ao trabalho a ser apresentado ou negociado com as gerências; Acompanhar o trabalhador no seu processo de reabilitação; Propor ações preventivas a partir do conhecimento da realidade do trabalhador

TRT14 - Interiorizando Ações de Saúde (Servidor Frank Luz de Freitas)

Levar aos magistrados e servidores das Varas Trabalhistas do Interior de Rondônia e Acre, desde 2011 até a presente data, anualmente, palestras e cartilhas motivacionais sobre prevenção em saúde, combate à hipertensão, diabetes e qualidade de vida, além de ações de saúde que envolvem:

- orientação ergonômica nos postos de trabalho,

- aferição de riscos ergonômicos ( temperatura, iluminação e ruído),

- medição antropométrica individualizada,

- aferição de pressão arterial, de glicemia e do IMC (Índice de Massa Corporal),

- vacinação, com imunizações de gripe, tétano, tríplice viral, febre amarela e hepatite.

TRT20 - Projeto Impacto (Médica do TRT20 Márcia Virgínia Pereira Montalvão)

Geral: Acompanhar a implantação do PJe nas unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e reunir informações que permitam identificar os impactos da mudança sobre a saúde dos seus servidores e magistrados, com vistas à implementação de ações preventivas e/ou corretivas.

Específicos: Identificar a incidência e a intensidade de sintomas visuais e osteomusculares, bem como o nível de estresse em servidores e magistrados só TRT20, mediante a aplicação de questionários; Implementar ações de promoção da saúde e da qualidade de vida a partir dos resultados dos questionários visando a prevenção e o tratamento; Aferir o impacto das ações implementadas.

TRT19 - Clube de Caminhada e Corrida (Enfermeira do TRT19 Fátima Santos)

Combater ao sedentarismo, incentivar a prática de atividades físicas e promover a adoção de hábitos saudáveis de vida.

 

 

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho). Crédito da 1ª foto: Diego Dantas, TRT/SP - 10/4/2014