Dia Mundial da Saúde: TRT5 oferece serviços para prevenção de doenças

 

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Saúde e orientar para a prática de atitudes saudáveis no cotidiano, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), por meio da Coordenadoria de Projetos Especiais, realizou na última terça-feira (7) um mutirão de serviços para a prevenção de doenças e promoção da saúde. A ação ocorreu no Fórum do Comércio, das 9 às 17 horas, e atendeu pessoas do público interno e externo do Tribunal.

 

"Esta iniciativa do Tribunal é realmente muito importante porque as pessoas têm a oportunidade de conferir como anda a sua saúde, além de aprender como cuidar dela não só no Dia Mundial da Saúde, mas todos os dias", afirma Edneia Costa, representante da Vitalmed, empresa que ofereceu aferição de pressão e medição de glicemia.

 

 

Durante a manhã, dos 120 servidores que realizaram o teste de glicemia, 10 foram detectados com o índice de glicose no sangue alto, em torno de 179 mg/dL, sendo o normal inferior a 110 mg/dL. Eles receberam solicitações de exames laboratoriais para que o teste seja repetido em jejum. "O exame para ser preciso deve ser feito em jejum. Como estes 10 detectados realizaram o teste depois de algumas refeições, deixamos o alerta e pedimos para que façam os exames e comprovem se há ou não algum problema de saúde", explicou Edneia.

 

Na ocasião, 200 pessoas aferiram a pressão arterial pela manhã, e cerca de 50 pessoas pela tarde. Nenhum servidor, magistrado, funcionário terceirizado ou estagiário do Tribunal foi detectado com variação na pressão arterial, mas algumas pessoas do público externo chegaram a apresentar a pressão em torno de 200/100 mmHg, sendo o valor normal para adultos em torno de 130/80 mmHg.

 

Durante o evento, foi oferecido também teste de acuidade visual, tendo participado 79 pessoas,  e também massagens terapêuticas, com 70 pessoas atendidas. A DayHorc, Hemoba e Vitalmed distribuíram folders e kits explicativos e a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu 1.440 camisinhas e materiais sobre DST e AIDS, sífilis, hepatites B e C em todas as Varas do Fórum. Atividades educativas para a promoção da saúde bucal, oferecida pela Escola Pierre Fauchard, também fizeram parte do mutirão de serviços.

 

Secom TRT5 (Émille Cerqueira) - 8/4/2015