Em solenidade, TRT-BA recebe desembargador Pires Ribeiro

foto: Joaquim Castro - Secom TRT5


''As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas''. Foi fazendo uso deste provérbio japonês que o desembargador Pires Ribeiro se apresentou em sua recepção solene, realizada na última sexta-feira (27/3) na sede do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), em Nazaré. Em seu discurso, Pires Ribeiro recordou sua trajetória de vida, comparou a magistratura a um sacerdócio e refletiu sobre a função social do juiz na atualidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Valtércio de Oliveira, e contou com a presença de magistrados, servidores, advogados, procuradores e outras autoridades, além de familiares e convidados do homenageado.

 

''Nós, magistrados, temos a obrigação de contribuir para uma sociedade mais igual, justa e sem preconceitos. Equivoca-se quem acredita que o juiz tem que estar em seu gabinete, alheio aos anseios da sociedade'', alertou Pires Ribeiro, ao destacar que, 'embora as instituições oficiais enfrentem atualmente uma das piores crises, o Judiciário Trabalhista continua sendo modelo de celeridade, cidadania e efetividade'. ''Vivemos em uma sociedade plural e desigual'', afirmou o desembargador, ao acrescentar que, por isso, é necessário ''repensar o ser e o estar sem preconceitos''.

 

foto: Joaquim Castro - Secom TRT5
 


SOLENIDADE - Pires Ribeiro foi promovido ao cargo pelo critério de merecimento e ocupa, desde o último dia 16, a vaga que era da desembargadora Sônia Lima França, aposentada em setembro do ano passado, após atuar por 28 anos como magistrada no TRT-BA. Na solenidade de recepção, ele foi conduzido ao Pleno pelos desembargadores Maria de Lourdes Linhares, Norberto Frerichs e Humberto Machado, ao som da música Pau de Arara, uma composição de Luiz Gonzaga. Depois do Hino Nacional, o desembargador foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, entregue pela amiga e também desembargadora do TRT-BA, Margareth Costa.

 

A saudação, em nome dos demais integrantes do Pleno, foi feita pelo desembargador Paulino Couto, que registrou que 'o magistrado chega à 2ª Instância do TRT baiano como um dos mais jovens integrantes, destacado por ser um juiz atento às reinvindicações das partes, com prestação jurisdicional célere, mas sem atropelos'. ''Num país carente de valores morais e éticos, um trabalho realizado com competência e seriedade jamais passará despercebido. Seja bem-vindo!'', afirmou Paulino Couto. Também fizeram uso da palavra, destacando aspectos da trajetória do magistrado, o desembargador Valtércio de Oliveira, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alberto Balazeiro, e a presidente da Associação dos Magistrados, juíza Andréa Presas.

 

A mesa alta da cerimônia foi composta, além do desembargador presidente do TRT baiano, pelo procurador-chefe do MPT-BA, Alberto Balazeiro; pela presidente da Amatra5, Andréa Presas; pela secretária-geral da OAB/BA, Ilana Kátia Campos; pelo corregedor-geral do Governo do Estado, Jamil Cabus Neto, que representou o governador Rui Costa, e pelo vereador Waldir Pires, ex-governador do estado e convidado de honra do empossado.

 

foto: Joaquim Castro - Secom TRT5



 
PERFIL - Natural de Gentio do Ouro (BA), Pires Ribeiro formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador e especializou-se em Direito Constitucional do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Ingressou na magistratura trabalhista em 1992, como juiz do Trabalho Substituto no TRT-BA. Em 1993, foi promovido por antiguidade a juiz titular de Vara do Trabalho, assumindo, sequencialmente, as Varas de Itamaraju, Candeias (em 6/9/2001), 7ª de Salvador (em 20/11/2001), 25ª de Salvador (em 6/8/2002) e a 36ª de Salvador (em 11/10/2005), onde desempenhava suas funções até a promoção a desembargador.

 

Desde 2006, o magistrado vinha atuando como juiz convocado em diversas turmas do TRT. Participou também de diversos eventos da área jurídica, como cursos e congressos. Sua nomeação pela presidente da República, Dilma Roussef, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 16 de março. Atualmente, Pires Ribeiro integra a 3ª Turma Julgadora do TRT-BA.

 

Confira a galeria de fotos no Flickr do TRT/BA

 

Secom TRT5 - 29/3/2015 (Texto: Lázaro Britto | Fotos: Joaquim Castro)