Projeto MPT na Escola realiza oficina para educadores da Bahia

 

A oficina de formação para educadores baianos do projeto MPT na Escola deste ano acontece nos dias 30 e 31 de março (segunda e terça-feira) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Salvador, localizada no Corredor da Vitória. Na sua 6ª edição, a iniciativa tem o objetivo de debater o trabalho infantil com educadores para que estes levem o assunto para as salas de aula de seus municípios, visando enfrentar o problema. Neste ano, 34 municípios baianos aderiram ao projeto. Eles receberão material didático e capacitação para desenvolver a temática nas esclas e nas comuniades em seu entorno.

 

No primeiro dia, acontecerá a apresentação do projeto e os aspectos legais, históricos, culturais, econômicos e sociais do trabalho infantil, além de exibição de vídeos do projeto e do curta-metragem "Você Viu a Rosinha?". Também será apresentada a cartilha “Brincar, Estudar, Viver, Trabalhar só quando crescer”, além de discussões sobre mitos e verdades do trabalho infantil. A programação terá início às 7h30 e se encerra às 17h30.

 

Já no segundo dia, os educadores conhecerão o diagnóstico do trabalho infantil no território da escola e o material didático disponibilizado pelo projeto, além de auxílio para a execução do projeto nas escolas, através dos planos de ação escolar, de ação intersetorial e plano de atividades. Neste dia também será entregue o material do projeto para as ações nas escolas e municípios. A programação terá início às 8h e se prossegue até as 17h30.

 

TRT5 PRESENTE - A mesa de abertura do evento terá a participação da juíza titular da Vara do Trabalho de Itapetinga e gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, Rosemeire Fernandes, a auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) e presidente do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), Teresa Calabrich, além da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Bahia (Amatra 5), Andrea Presas.

 

Segundo coordenadora do projeto na Bahia, a procuradora do Trabalho Rita Mantovaneli, "a cidade de Salvador tem uma quantidade muito grande de crianças trabalhando no Carnaval e na Copa, por exemplo, como ambulantes. Com esse alto índice do trabalho infantil, nós precisamos discutir isso". Este ano, 22 escolas da capital baiana com aproximadamente 1.500 alunos aderiram ao projeto.

 


OFICINA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE BAHIA

Data: 30 e 31 de março de 2015.

Local: Auditório do MPT BA

(Av. Sete de Setembro, nº 308 - Corredor da Vitória )

 

PROGRAMAÇÃO


DIA 30

7h30 –  Credenciamento
8h –  Abertura
8h30 – Apresentação do Projeto
9h – Aspectos legais, históricos, culturais, econômicos e sociais do trabalho infantil
10h – Apresentação do Curta “Você viu a Rosinha?”
10h30  – Debates
11h – Leitura dinâmica da Cartilha “Brincar, Estudar, Viver, Trabalhar só quando crescer.
12h  – Almoço
13h30 – 12 de junho – Dia contra o trabalho infantil. Atividades propostas pelo Fórum Estadual.
13h30 – Panorama do Trabalho Infantil no Brasil e na Bahia.
15h – Debates
16h – Apresentação de vídeos do Projeto.
16h30 – Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil.
17h30 – Encerramento (1° dia)


DIA 31

8h – Situações de trabalho infantil identificadas pelos educadores. Compartilhando iniciativas.
9h30 – Diagnóstico do trabalho infantil no território da escola. 
10h – Apresentação do Material Didático do Projeto (DVD).
10h30 – Orientações Pedagógicas: Como abordar o trabalho infantil em sala de aula.
12h – Almoço
13h30 – Execução do Projeto na Escola: Plano de Ação Escolar.
14h – Execução do projeto no município. Plano de Ação Intersetorial.
16h – Apresentação dos Planos de Atividades.
16h30 – Entrega do Material aos Municípios.
17h30 – Encerramento.

 

Coordenação :

Antonio de Oliveira Lima – procurador do trabalho - MPT-CE (gerente nacional)

Rita Montavanelli – procuradora do trabalho - MPT-BA (gerente estadual)