Com Fórum do Comércio fechado, unidades de 1º Grau atuam em Nazaré

 

Diversas unidades de 1ª Instância do TRT5 que funcionam no Fórum do Comércio, inclusive as Varas do Trabalho, estão trabalhando nos edifícios Coqueijo Costa e Presidente Médici, em Nazaré, para adiantar soluções a demandas processuais, principalmente relativas às ações que tramitam no sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

 

O destaque é a Central de Execução, que realiza até sexta-feira, na sala de licitações, no 1º andar do Médici, as audiências que estão programadas para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Desde a segunda-feira (16/3), os juízes Júlio Massa e Maria de Fátima Caribé vêm estimulando empregadores e empregados a encontrarem solução amigável em processos trabalhistas.

 

 

No mesmo andar do prédio,  em uma sala cedida pela Escola Judicial do Tribunal, a Coordenadoria de Distribuição de Mandados, Avaliação e Depósito está trabalhando desde a quarta-feira passada (11/3) dando saída aos mandados de execução que são originados do PJe. "Os oficiais de Justiça estão na rua, realizando as suas diligencias", informou Jaqueline Rocha, diretora da unidade, que explica que todo o fluxo de mandados do PJe está em dia.

 

Ela diz também que quase toda a equipe interna da Coordenadoria está trabalhando e que o plantão de oficiais para medidas emergenciais está sendo mantido. O cadastro de mandados em processos físicos também é realizado no Sistema de Acompanhamento e Movimentação de Processos. Documentos do e-Samp são digitalizados e cadastrados.

 

Em uma sala vizinha, a coordenadora da Central de Execução, juíza Ana Paola Diniz, conduziu uma reunião da equipe do Núcleo de Inteligência, subordinado a ela. Já no 2º andar do Médici, na sala da Seção de Análise Documental, a equipe do Núcleo de Hastas Públicas preparava, na manhã desta terça, o leilão da quarta (18/3).

 

 

VARAS - No 6º andar do Edifício Médici, e no 1º andar do Edifício Ministro Coqueijo, diretores de secretaria e servidores convocados das 39 varas trabalhistas da capital estão atendendo desde a segunda-feira (16/3) para medidas urgentes nos processos judiciais eletrônicos (Sistema PJe), como expedição de alvarás, homologação de acordos e outros atos. O plantão, previsto no Ato TRT5 nº 108/2015, funciona das 9 às 14 horas.

 

Segundo o diretor da 19ª Vara de Salvador, Wander Silva Salaroli, integrante da Comissão de Diretores de Varas, algumas unidades já estão reagendando audiências do PJe que tiveram de ser canceladas no período de fechamento do Fórum do Comécio.

 

Outros diretores, como Edilberto Ramos (1ª VT) e Roberto Cerqueira (2ª VT) estão aproveitando para colocar em dia os despanhos em geral, mesmo os não emergenciais. "Embora os prazos estejam suspensos, estamos procurando dar andamento aos atos que forem tramitados nos processos eletrônicos para não deixar o serviço acumulado para o retorno das atividades. Muitos servidores estão trabalhando em casa também com esse objetivo", afirmou Cerqueira.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 17/3/2015