Washington Pires Ribeiro é empossado desembargador do TRT5

 

 

Na tarde desta segunda-feira (16/3), o juiz Washington Gutemberg Pires Ribeiro foi empossado no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) como o mais novo desembargador federal do Trabalho. Ele foi promovido ao cargo por merecimento por meio de decreto da presidente Dilma Rousseff divulgado no Diário Oficial da União desta segunda, decreto que também promoveu, por antiguidade, a juíza Suzana Maria Inácio Gomes - a magistrada toma posse no cargo nesta terça (17/3), às 17 horas. A cerimônia de posse do desembargador  contou com expressiva presença de magistrados, servidores, convidados e familiares do empossado, que ocupa a vaga deixada pela desembargadora Sônia França, aposentada em setembro último.


 
Ao dar boas-vindas ao mais novo componente, o presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, ressaltou a trajetória de vida e carreira do magistrado desde seu ingresso na Justiça do Trabalho como juiz substituto, no ano de 1992. ''Sinto-me honrado em empossá-lo neste Tribunal, um magistrado de carreira que chegou ao cargo por merecimento'', registrou. Também fizeram uso da palavra, ressaltando aspectos da personalidade e da carreira do magistrado, o ministro aposentado do TST, Horácio Pires, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alberto Balazeiro, a presidente da Associação de Magistrados, juíza Andrea Presas, além de servidores da Casa.


 
O empossado agradeceu a todos os que o acompanharam em sua caminhada, como familiares e servidores das unidades por onde passou como juiz, e comunicou que, em homenagem à sua mãe, presente na solenidade, adotará o sobrenome "Pires Ribeiro" de agora em diante. A recepção solene do magistrado pelos demais integrantes do Pleno ocorrerá no próximo dia 27 de março, às 17 horas, na Sala de Sessões Juiz Nylson Sepúlveda, edifício-sede do TRT.


 
CURRÍCULO – Washington Pires Ribeiro tomou posse como juiz do Trabalho substituto do TRT5 em junho de 1992. Em novembro de 1993, foi promovido por antiguidade a juiz titular de Vara do Trabalho, assumindo, sequencialmente, as Varas de Itamaraju, Candeias (em 6/9/2001), 7ª de Salvador (em 20/11/2001), 25ª de Salvador (em 6/8/2002) e a 36ª de Salvador (em 11/10/2005), onde desempenhava suas funções até a promoção a desembargador. Desde 2006, o magistrado vinha atuando como juiz convocado em diversas turmas do TRT. Participou também de diversos eventos da área jurídica, como cursos e congressos.


 
Natural de Gentio do Ouro (BA), Washington Pires Ribeiro fez os cursos Primário e Ginasial em escolas públicas em Xique-Xique (BA) e o curso de Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica Afrânio Peixoto, instituição pública em Wagner (BA). Concluiu o bacharelado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e a pós-graduação em Direito Constitucional do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia.


 
Mediante concurso público, trabalhou como escrevente de cartório de novembro de 1988 a abril de 1992, inicialmente na 4ª. Vara Cível e Comercial de Salvador e depois na 3ª. Vara da Fazenda Pública de Salvador, sendo que nesta última atuou em 1992 como sub-escrivão designado. Ainda em 1992 (abril a junho), também por aprovação em concurso público, em primeiro lugar, foi oficial de Justiça avaliador do TRT da 5ª. Região, com lotação na Central de Cumprimento de Mandados de Salvador (BA).


 
Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 17/3/2015