TRT/BA apoia campanhas de proteção à criança e prevenção de DSTs

foto: Divulgação

 

Durante o Carnaval, o TRT da Bahia apoiará campanhas institucionais do Ministério da Saúde, do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para o período. Elas incentivam, respectivamente, a proteção à criança e ao adolescente e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Durante os dias da folia, o Tribunal replicará em suas principais redes sociais (Twitter, Facebook e Google+) as peças da campanha, que destacam o combate ao trabalho infantil, à exploração sexual, bem como a importância do sexo seguro, disseminando informações de utilidade pública sobre cada uma dessas temáticas. 

 

O incentivo para aproveitar o recesso carnavalesco para reforçar importantes causas sociais é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). ''A intenção é ampliar o processo de conscientização das ações sociais formuladas pelo governo federal entre magistrados, servidores e demais colaboradores do Poder Judiciário, tendo em vista o alto fluxo de pessoas que circulam pelos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho, além dos Tribunais Superiores'', afirma a secretária de comunicação social do Conselho, Giselly Siqueira.

 

foto: Divulgação

 

PROTEÇÃO À CRIANÇA - Com o tema ''Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência'', a campanha do Ministério do Turismo e da SDH/PR (baixe aqui o material) conscientiza as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar - através do Disque 100 - possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil. A mobilização deste ano abordará o enfrentamento a diversas violações, como violência sexual, trabalho infantil, maus tratos e negligência.

 

Além do Disque 100, outra forma de denunciar maus tratos e casos de trabalho infantil é através do aplicativo para smartphones ''Proteja Brasil''. Lançado em 2013, durante a Copa das Confederações, o aplicativo permite identificar e denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes, incluindo os endereços de Conselhos Tutelares e delegacias. Desenvolvido para os sistemas Android e iOS, o aplicativo pode ser baixado nas lojas oficiais de aplicativos.

 

foto: Divulgação

 

PREVENÇÃO ÀS DSTs/AIDS - Reforçando o conceito ''camisinha + teste + medicamento'' de prevenção combinada, a campanha ''Partiu Teste'' (baixe aqui o material), do Ministério da Saúde, visa informar o jovem sobre a importância de se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento. São 129 mil cartazes em quatro versões - segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay - um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV. Os materiais reforçam o slogan final usando a heastag #PartiuTeste, gíria típica desta faixa etária prioritária nas mídias sociais.

 

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, pela primeira vez o ministério não irá centrar a campanha apenas no uso de preservativos. Os dados da pesquisa indicam que focar as campanhas apenas nesse uso tem limites. ''Essa nova estratégia se materializa em três dimensões: primeiro no uso do preservativo, em segundo lugar na convocação da população a fazer regularmente o teste e, em terceiro lugar, no início imediato do tratamento em caso de teste positivo. Dessa forma, teremos condições de enfrentar a epidemia de aids, principalmente entre os grupos mais afetados pela epidemia como os jovens'', explica o ministro Arthur Chioro. 

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 10/2/2015 (Com informações da SDH/PR e Ministério da Saúde)