Solenidade com participação do TRT5 abre ano na Assembleia Legislativa

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Valtércio de Oliveira, compareceu à solenidade que abriu, na manhã desta terça-feira (3/2), o ano legislativo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A cerimônia também inaugurou a nova legislatura - são 63 deputados estaduais que foram eleitos em outubro de 2014 e que tomaram posse oficialmente na última segunda. Também na segunda houve a eleição da mesa diretora da Alba, composta de nove titulares e cinco suplentes.

 

O evento desta terça, que contou com as presenças do governador Rui Costa, da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, da chefe da defensoria publica geral do Estado, Vitória Bandeira, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Inaldo da Paixão Araújo,além de outras autoridades civis e militares, foi aberto com a execução do Hino Nacional.

 

Em seguida, o governador fez seu pronunciamento e falou em agir em parceria com a Assembleia, com o protagonismo dos parlamentares. Ele apresentou seu plano de governo, que disse ter sido elaborado com participações das diversas regiões da Bahia e citou como graves problemas do Estado a concentração de renda e a exclusão social. Também reiterou o compromisso manifesto em sua própria posse de priorizar a saúde, a educação e a segurança pública, solicitando a colaboração dos deputados e de toda a sociedade em ações envolvendo estes temas.

 

No quesito segurança, Rui Costa aunciou em primeira mão que convocará dois mil oficias da reserva da Polícia Militar para atuar em funções administrativas, com gratificação já aprovada, para liberar os policiais da ativa a fim de que estes atuem nas ruas. Ele também citou medidas que deverá encaminhar com o apoio da assembleia legislativa, como a criação de uma vara especial de julgamento do crime organizado. Disse ainda que vai solicitar aos bancos ajuda no financiamento de um sistema de vigilância eletrônica em todas as praças e ruas que possuam agências bancárias. Do agronegócio, solicitará apoio para a aquisição de veículos do Grupamento Aéreo.

 

O governador anunciou, por último, medidas para a educação, com um pacto social envolvendo famílias, profissionais da área e entidades da sociedade civil; e, para a saúde, prometeu a criação de um consórcio interfederativo de saúde com governos estaduais e prefeituras, para a manutenção de centros de atendimento, uma nova rede pública de laboratórios e a gestão regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

O presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo, afirmou que, nos últimos oito anos, o parlamento baiano teve atuação de destaque, principalmente por ouvir os diversos segmentos da sociedade que a ela recorre, inclusive as minorias. Também se comprometeu a manter a Casa atuante na defesa dos direitos sociais. Em seguida ao seu pronunciamento, o Coral Legislativo executou o hino da Bahia e encerrando a sessão.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 4/1/2015