TRT-BA participa da troca de comando da Base Aérea de Salvador

foto: Secom TRT5

 

Com a presença de diversas autoridades civis e militares, do presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, além do presidente do TJBA, Eserval Rocha, nesta quarta-feira (14), o coronel aviador Adolfo Aleixo da Silva Júnior passou o comando da unidade da Força Aérea Brasileira para o tenente coronel aviador Marcelo Lobão Schiavo, que assume o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR).

 

A cerimônia contou com desfile das corporações do COMGAR, ao tempo que o coronel Adolfo Aleixo lembrou a trajetória como comandante da Base, destacando os trabalhos realizados no local, citou no discuso trecho da música de Milton Nascimento: "O trem que chega é o mesmo da partida". Segundo ele, com esta canção o músico retratou também a vida de um militar, composta por chegadas, partidas e despedidas. Ele ressaltou a gratidão e o respeito pelos militares da Base Aérea. "Fui responsável por uma série de processos para que as decolagens ocorressem com segurança. Mas, para isso, contei com a ajuda de um time de pessoas envolvidas e comprometidas", afirmou.

 

Marcelo Lobão assumiu o comando da Base Aérea, trazendo na bagagem a experiência de mais de quatro mil horas voadas: "Estou orgulhoso de integrar uma força aérea condizente com a grandeza desse país", disse.

 

foto: Secom TRT5

 

Entre as autoridades presentes na cerimônia, além dos presidentes do TRT5 e TJBA, estavam o arcebispo primaz, Dom Murilo Kriguer; o vice-almirante e comandante do Segundo Distrito Naval, Luiz Henrique Caroli; o ex-ministro da Defesa e ex-governador Waldir Pires; o brigadeiro Heraldo Luis Rodrigues; o procurador da Justiça Militar, Samuel Pereira; o secretário Extraordinário para Assuntos Estratégicos, Edvaldo Brito, e o vereador Henrique Carballal.

 

Novo comandante

 

O Tenente-Brigadeiro Machado já foi comandante do COMDABRA, da Terceira Força Aérea (III FAE) e Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa.
Possui mais de 4.500 horas de voo, sendo 2.300 horas de caça e com voos em mais de 15 aeronaves diferentes. Em entrevista, o novo comandante fala sobre as atividades do COMGAR.

 

Secom  TRT5 - 15/1/2015 (Com informações do COMGAR)