Saúde: advogado incentiva ciclismo e convida para o Bonfim de bicicleta

O advogado trabalhista Valci Barreto (na foto, de barba), integrante do grupo ciclístico Jabutis Vagarosos, que agrega advogados, servidores públicos e empresários, além de outros profissionais, convoca todos os ciclistas para uma pedalada na lavagem do Bonfim, na próxima quinta-feira (15/1). Mais do que isso, Barreto, que é cicloativista, incentiva todos a abraçarem o esporte durante todo o ano, fazendo dele um estilo de vida saudável, bem como uma maneira ambientalmente correta de transporte, que deve ter espaço na sociedade urbana.

 

Sobre a pedalada no Bonfim, a saída está marcada para as 7h30, da frente da padaria Apipão, na Sabino Silva, Ondina, Jardim Apipema, em direção ao festejo. Os interessados devem se preparar lendo a cartilha do Jabutis Vagarosos, um material sucinto que tem dicas sobre segurança, direitos do ciclista e relacionamento pessoal no trânsito. Barreto também cita outro passeio ciclístico que será organizado por Itana Mangieri e Rosilene Cunha, saindo às 6h45 do Largo da Graça, no mesmo dia 15, em direção ao Bonfim.

 

A ideia de ambas as iniciativas é, como em anos anteriores, assistir à saída do cortejo em frente à Igreja da Conceição e pedalar, após os corredores e para-atletas, bem devagar, parando para fotos, para beber água de coco, encontrar amigos e compartilhar fé e alegria pelo trajeto. Já na Colina Sagrada, será aguardada a chegada do cortejo das baianas e a lavagem da escadaria. Os participantes devem levar dinheiro, água, merendas, capacete, luvas e protetor solar, vestir roupas leves e ter disposição e bom humor. Quem tiver algum compromisso, poderá retornar no momento que desejar. O grupo que sai do Largo da Graça deve voltar ao mesmo local por volta das 15 ou 16 horas.

 

JABUTIS VAGAROSOS - O grupo de cicloativismo Jabutis Vagarosos foi criado em 2000 por Valci  Barreto. Seu nome nasceu de uma conversa entre três amigos. Um deles reclamava que havia um grupo que saía tarde, outro que andava devagar e outro que andava muito rápido. Ouvindo as queixas, Valci sugeriu: "Não há do que reclamar. Cada um faz seu grupo e sai por aí". Como o maior protesto era o de que o pessoal dos demais grupos corria muito, Valci sugeriu: "Vamos fundar, aqui, agora, um grupo e vamos dar um nome, tipo Jabutis, acrescentando, para ficar ainda melhor, o adjetivo Vagarosos".


O fato ocorreu em um domingo de passeio da ASBEB - Associação de Bicicleteiros da Bahia. No domingo seguinte já saía o Jabutis Vagarosos, com apenas dois componentes: Valci Barreto e George Argolo. O grupo cresceu e foi tão bem acolhido pelos amantes do pedal e cicloativistas que, em 2012, após visitar a Bahia e pedalar com os Jabutis, o casal Alessandra Ungaro, profissional de marketing, e Marcelo Lopes, cozinheiro, fundou o Jabutis Vagarosos de São Paulo.  O contato de Valci Barreto para mais informações é valcibarretoadv@yahoo.com.br.

 

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho, com informações e foto do http://muraldebugarin.com) – 12/1/2015