Novos magistrados do TRT5 concluem curso nacional de formação inicial

 

 

Os juízes substitutos do TRT5 Airam Clemente Torres de Araújo, Camilo Fontes de Carvalho Neto, Flávia Muniz Martins, Juliana Marinho Oki, Rafael Fidelis de Barros, Rafael Flach e Rafael Yoshida Rocha, que tomaram posse no Tribunal em junho deste ano, integram a turma de 60 magistrados que concluiu, na última sexta-feira (12), o 7º Curso de Formação Inicial (CFI) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O curso, voltado para recém-ingressos na magistratura trabalhista, foi encerrado com solenidade de formatura que contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen.

 


Dois juízes que também tomaram posse no TRT5 em junho, Clarissa Nilo de Magaldi e Danilo Gonçalves Gaspar, não integraram a turma porque já tinham participado de curso preparatório da Enamat quando eram juízes nos TRTs de Minas Gerais e do Piauí desde agosto/2013 e abril/2014, respectivamente. Outros dois empossados no TRT5 na mesma época, Bradiane Farias Ribeiro Lima e Luznard de Sá Cardoso não participaram do curso da Enamat pelo Regional baiano. A primeira porque foi para o MPT e o segundo porque permutou para a 16ª Região.


Ao lado do diretor da Enamat, ministro João Oreste Dalazen, o presidente Levenhagen saudou os novos juízes, desejando-lhes uma judicatura de muito sucesso e felicidades na carreira. "Tenho certeza que as novas gerações de magistrados contribuirão sobremaneira para a qualidade dos relevantes serviços prestados Justiça do Trabalho", afirmou. O ministro Dalazen destacou, em seu pronunciamento, características como a sobriedade, a postura e a humildade, que devem nortear a atuação do magistrado.


O 17º CFI foi ministrado de 10/11 a 12/12. Os 30 juízes e 30 juízas que compuseram a turma foram recentemente aprovados em concursos realizados na Justiça do Trabalho de diversas regiões: 1ª (RJ), 2ª (SP), 5ª (BA), 6ª (PE), 14ª (RO-AC), 15ª (Campinas/SP), 16ª (MA), 18ª (GO), 19ª (AL) e 22ª (PI). Com 175 horas-aula, o programa do curso inclui atividades práticas (oficinas de instrução, conciliação e decisão processual), aulas teóricas sobre tópicos como relacionamento com a sociedade, a imprensa e o Ministério Público, administração judiciária e linguagem jurídica, visitas guiadas a órgãos judicantes e debates sobre temas contemporâneos.

 

Secom TRT5, com informações da Enamat - 17/12/2014