TRT-BA inicia planejamento estratégico 2015/2020

 

 

Assegurar a efetividade da prestação jurisdicional e garantir os direitos da cidadania, impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais, além de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas estão entre algumas das 10 metas para serem cumpridas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região nos próximos 6 anos. Os 12 macrodesafios foram discutidos no último dia 5/12 pelos gestores e magistrados do TRT5, que realizaram o trabalho de Diagnóstico Organizacional, Revisão e Desdobramento do Planejamento Estratégico do TRT5, no Fórum do Comércio (veja minuta do mapa ao final).

 

Foram debatidos nas oficinas a missão e a experiência em gestão estratégica dos últimos cinco anos, servindo como subsídio para a definição da Identidade Organizacional do Tribunal (missão, visão e valores). 

 

 

Para compreender o desenvolvimento do planejamento estratégico ao longo dos últimos anos, o ambiente organizacional é analisado, o que no TRT também ocorreu por meio da pesquisa de clima organizacional. Assim, foi concluída a etapa de construção do Plano Estratégico para 2015/2020, com os marcos estratégicos para os próximos 6 anos. O planejamento atende à Resolução nº 198/2014 do CNJ. 

 

O diagnóstico do TRT da 5ª Região foi realizado, ainda, a partir de levantamento realizado no período de 30 de outubro até 28 de novembro de 2014, com a participação de todos os gestores das unidades de 1ª e 2ª Instâncias. As respostas foram consolidadas numa matriz Swot, utilizando as ferramentas de gestão, e essa matriz foi validada na Oficina de Gestão Estratégica, com diretores e magistrados de 1ª e 2ª Instâncias, conforme cronograma do Plano de Revisão e Desdobramento do Planejamento Estratégico do TRT5.

 

"No próximo ano, cada unidade poderá desdobrar este plano em sua unidade, construindo, assim, o seu próprio plano estratégico", afirma Márcio Ribeiro, diretor de Gestão Estratégica do TRT5.

 

Eis os macrodesafios traçados, chamados de matriz dos objetivos:

 

1 - Assegurar a efetividade da prestação jurisdicional e garantir os direitos da cidadania;

2 -.Aumentar a eficiência operacional quanto à celeridade e produtividade na prestação jurisdicional;

3 - Ampliar as formas de conciliação e soluções alternativas de conflito;

4 - Impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais;

5 - Ampliar a gestão de demandas repetitivas e de grandes litigantes;

6 - Maximizar os resultados da governança administrativa e judiciária;

7 - Melhorar a comunicação interna e externa;

8 - Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas;

9- Efetivar a gestão por competências;

10 - Prover o Regional de infraestrutura física adequada;

11 - Maximizar os resultados da governança de TIC;

12 -Gerir o orçamento de forma eficiente e eficaz. 


 
 foto: SGE

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 17/12/2014