Tecnologia: TRT5 inicia processo de contratação de rede corporativa própria

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) iniciou o processo de contratação de uma rede corporativa (de transmissão de dados) própria, que deverá ser implantada a partir de 2015. Detalhes do projeto foram debatidos em reunião do presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, com o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, e membros da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic). Atualmente, o Tribunal usa equipamentos e suporte ao serviço fornecidos por uma empresa contratada.

 

"Nós precisamos de uma rede mais robusta para fazer frente às novas demandas. Hoje já temos um parque de informática que pode nos oferecer mais recursos, mas que, para isso, precisa de uma melhor estrutura de comunicação. Além disso, uma rede própria representa economia de recursos, e a tecnologia vai ser conhecida e controlada pela equipe do Tribunal", afirmou a diretora da Setic, Cláudia Jorge, que participou da apresentação do projeto com a diretora da Coordenadoria de Tecnologia e Logistica (CTL), Márcio Brito Pereira, e o servidor da Secretaria Humberto Galiza.

 

Um dos consensos da reunião foi que não haja interrupção das atividades do Tribunal, principalmente as audiências e sessões, durante a instalação da nova rede corporativa. A rede atual deverá funcionar em paralelo até a conclusão da implantação.

 

Segundo Galiza, os estudos para a proposta foram realizados com olhar multidisciplinar, contando com a participação do Departamento de Manutenção e Projetos (Obras) e da Seção de Licitações. O projeto incluirá cabeamento, switches (equipamentos de comunicação) e estrutura de rede sem fio.

 

Durante a reunião, que ocorreu no último dia 21/11 e contou com as presenças da juíza Ana Paola Diniz, auxiliar da Presidência, e dos assessores André Pereira de Souza e Thaís Oliveira, também da Presidência, o presidente tratou com a Setic de outros assuntos, inclusive melhorias nos links em cidades do interior, equipamentos para magistrados e desenvolvimento de soluções para a atividade jurisdicional.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 11/12/2014