TRT5 participa de homenagem da Assembleia Legislativa a magistrada do TJ

 

 

A vice-presidente do TRT5, desembargadora Nélia Neves, participou, na manhã desta segunda-feira (1º/12), da entrega da Comenda 2 de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), à desembargadora Gardênia Pereira Duarte, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O evento, que ocorreu no plenário Orlando Spínola, da Alba, contou com as presenças dos deputados Marcelo Nilo, presidente da casa, e Deraldo Damasceno, proponente da homenagem, e dos desembargadores do TJBA Eserval Rocha, presidente, Vera Lúcia Freire de Carvalho, 1ª vice-presidente; Maria da Purificação da Silva, 2ª vice-presidente, e José Olegário Monção Caldas, corregedora-geral, além de outros membros daquela instituição. Também participaram o presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, Antonio Luís Calmon Teixeira, e outras autoridades civis e militares.

 

A cerimônia teve início com a condução da homenageada ao plenário, acompanhada dos desembargadores Mário Albiani e Paulo Furtado. Em seguida, o deputado fez um breve discurso no qual enalteceu as qualidades humanas da homenageada, cujo trabalho já conhece há cerca de 30 anos. Os dois estreitaram o contato profissional quando ele atuava como delegado de polícia e ela desempenhava as funções de magistrada.

 

Já a desembargadora relembrou fatos da sua carreira e as homenagens que recebeu da população da Bahia, e elogiou os valores desta terra, como a musicalidade, o heroísmo nas lutas pela independência e a hospitalidade, entre outros. "Como eu poderia não amar esta terra e valorizar a comenda que tem nome tão signifativo?", indagou, ao final de seu pronunciamento. Encerrando a cerimônia, o deputado Marcelo Nilo estendeu os cumprimentos a todo o corpo de magistrados do Tribunal de Justiça, reconhecendo, nas suas palavras, que a instituição evoluiu "para responder às necessidades do povo baiano".

 


HISTÓRICO - A Comenda 2 de Julho foi instituída em 1999 para destacar pessoas que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil, já tendo sido concedida ao presidente do TRT5, desembargador Valtércio Oliveira, dentre outras personalidades. A desembargadora Gardênia Duarte, que nesta data recebeu a honraria, já tinha sido  homenageada em 2013 com a comenda Coqueijo Costa, do TRT5, no grau de Grande Oficial, por indicação das desembargadoras Nélia Neves e Ana Lúcia Bezerra.

 

Na magistratura há 22 anos, Gardênia Duarte nasceu na capital do estado de São Paulo e é formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). A magistrada assumiu a primeira comarca como juíza de Direito no município de Monte Santo. Atuou ainda nas comarcas de São Felipe, Castro Alves e Cachoeira, chegando a Salvador no ano de 1992. Atuou no Juizado Especial de Trânsito, foi titular da 3ª Vara de Família e Sucessões e exerceu a presidência da  1ª Turma Recursal  dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado da Bahia.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) Com informações da Ascom/Alba – 1º/12/2014