TRT da Bahia homenageia Luiz Gama no Dia da Consciência Negra

 Divulgação

 

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5/BA) realizará mesa redonda para homenagear Luiz Gama, grande líder negro brasileiro. O evento acontece nesta quinta-feira (20/11), às 18 horas, no auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

 

Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Valtércio de Oliveira, muitos brasileiros não sabem a história de Luiz Gama, mas ele libertou, em São Paulo, mais de mil escravos na década de 30. ''Foi um homem sofrido que com 10 anos foi vendido pelo pai, que era branco, no comércio negro para poder pagar dívidas de jogo. Ele foi levado para os plantios de café de São Paulo. Autodidata, ele estudou e formou-se jornalista e advogado. Luiz Gama foi um grande defensor da cultura negra'', afirmou desembargador.

 

O evento é realizado pelo TRT Bahia, Instituto dos Advogados da Bahia, Associação Baiana de Imprensa, Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, Fundação Instituto Feminino da Bahia, Superintendência Regional do Trabalho e Tribuna da Bahia.

 

Serviço:

 

Mesa-redonda em homenagem a Luiz Gama

Data/Horário: 20 de novembro, às 18h

Local: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, situado na Avenida Joana Angélica, nº 43, Piedade, Salvador (BA).

 

Secom TRT5 / Blog Comissão de Cultura - 20/11/2014