MPT-BA realiza oficina para promoção do trabalho decente em megaeventos

 

A sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia foi palco para a 1ª Oficina para Construção do Projeto Piloto de Promoção do Trabalho Decente em Megaeventos – Carnaval de Salvador. O encontro, que ocorreu nos últimos dias 11 e 12 de novembro, teve como objetivo discutir sobre as oportunidades e riscos de trabalho nos megaeventos. A oficina contou com a presença da juíza Clarissa Nilo de Magaldi, da Amatra5, do servidor André Pereira, representante da Presidência do TRT5. Eles aproveitaram para debater sobre as condições dignas e adequadas para os trabalhadores.

 

O projeto-piloto terá o Carnaval de Salvador como um modelo de intervenção para colocar em prática prioridades e estratégias antes, durante e depois da sua realização em 2015 e 2016. A ideia é que essa experiência e as suas boas práticas contribuam como referência para as Olimpíadas de 2016. O evento contou com quatro oficinas que abordaram temas como a ampliação das oportunidades de formação e qualificação profissional e a promoção de emprego para jovens, mulheres, negros e pessoas com deficiência.

 

O encontro foi uma ação em parceria com a Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia (SRTE-BA). O objetivo foi sintetizar as experiências de forma a incorporar futuras intervenções em megaeventos no Brasil e em outros países, suscitando o diálogo social para a promoção do trabalho decente na preparação e na realização desses eventos.

 

Secom  TRT5  (Pedro Enrique Monteiro) - 14/11/2014