TRT5 participa do VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário

x

 

Participam nesta segunda (10) e terça-feira (11) do VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, o presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, acompanhado  do corregedor regional, desembargador Luiz Tadeu Vieira, e da gestora de metas, desembargadora Dalila Andrade. O evento, sob coordenação do CNJ, ocorrerá em Florianópolis (SC) e tem como pauta principal estabelecer as metas do Judiciário para 2015, de acordo com os macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020, além de ratificar o próximo planejamento estratégico nacional estabelecido para o período.

 

A solenidade de abertura do evento será presidida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, seguida do discurso do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), desembargador Nelson Schaefer Martins. Depois, o especialista em gestão judiciária, Jeffrey Apperson, abordará experiências internacionais na superação de desafios do Poder Judiciário em diversos países.

 

Ao longo da tarde da segunda-feira, todos os presidentes dos tribunais superiores tratarão da estratégia nacional para a Justiça brasileira e será feita a entrega do selo Justiça em Números aos presidentes dos tribunais que se destacaram pelo aprimoramento dos sistemas de estatísticas e informações relacionadas ao funcionamento do Judiciário.

 

Na terça-feira, a presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, ministra Maria Cristina Peduzzi, apresentará o resultado parcial das metas do Judiciário até o fim de 2014 para aprimorar o serviço prestado à sociedade. Em seguida, o especialista em Poder Judiciário, André Ramos Tavares, indicará soluções institucionais para diminuir o excesso de processos e litigância na Justiça nacional.

 

Na tarde da terça-feira, usuários do PJe inscritos no Encontro poderão discutir seu atual funcionamento e perspectivas de melhorias para o sistema no debate Diálogo com os usuários do Processo Judicial Eletrônico, enquanto presidentes, corregedores-gerais e outros representantes dos tribunais brasileiros discutirão quais metas cada segmento do Judiciário vai buscar alcançar ao longo de 2015 e 2016 para melhorar o atendimento ao cidadão pelo Judiciário. Para finalizar, serão apresentadas as iniciativas estratégicas nacionais aprovadas pelos presidentes das Cortes nos debates realizados ao longo do dia.

 


Secom TRT5 (Émille Cerqueira) com informações do CNJ – 10/11/2014