Emoção marca entrega de título de Cidadão Baiano ao presidente do TRT5

 

 

 

Com o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia completamente lotado por autoridades, magistrados, familiares, amigos e servidores, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Valtércio de Oliveira, foi agraciado com o título de Cidadão Baiano, em uma tarde marcada pela emoção nesta quinta-feira (6/11). O magistrado, que nasceu em Buquim (SE), mas se considera baiano de coração, recebeu o título (foto) das mãos do presidente da Câmara Legislativa, Marcelo Nilo, do deputado Ronaldo Carletto, da esposa, Vera Oliveira, e das filhas Mirela e Vanessa Oliveira, além do neto Fábio Oliveira. "Foi com grande alegria que recebi a indicação do meu nome, através do Dr. Silvoney Sales, médico, desportista e homem público de destaque em nossa sociedade, a quem, de logo, manifesto o meu eterno agradecimento, bem como aos parlamentares de antanho que, de forma unânime, recepcionaram o meu nome para tamanha honraria", declarou o magistrado.

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, deixou claro que a homenagem representa a vontade de toda a população baiana: "Como presidente desta Casa dispensamos o currículo do magistrado, pois toda a Bahia sabe o trabalho e o amor que o desembargador Valtércio tem pelo nosso estado. Ele nasceu em nosso estado irmão Sergipe, mas passa a ser baiano por decisão de mais de 14 milhões de baianos, já que a Assembleia representa nosso povo, em todos os segmentos. A Bahia de Jorge Amado, de Rui Barbosa, de Dorival Caymmi, de Bethânia, de Castro Alves, a partir de hoje passa a ser também a Bahia do desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira".

 

 

Presidente eleito do Colégio dos Presidentes e Corregedores dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país (Coleprecor), o desembargador Valtércio de Oliveira, que atua ativamente na Justiça do Trabalho da Bahia há mais de 36 anos, estava visivelmente emocionado com a honraria: "Sou reconhecido como baiano, mas sou dos mais humildes nesse roll de baianos célebres", disse o presidente do TRT5, sendo calorosamente aplaudido. E complementou: "cheguei à Itabuna contando com um ano e meio de existência, acompanhado de meus pais e irmãos. Devo ressaltar que reputo a meus pais, José Oliveira e Rufina Costa de Oliveira (Dona Neném), verdadeiros heróis, haja vista as dificuldades enfrentadas por ambos para manter a família, sempre na esperança de dias melhores".

 

 

O homenageado contou ainda que "ao longo desses 27 anos de magistratura, nada mais fiz do que cumprir com minha obrigação, procurando, sobretudo, fazer justiça. Pouco importa a quantidade de processos: em Itamaraju eram 6.200; Eunápolis, 2.000; e Ilhéus, 2.800/3.000, por ano. Quer como substituto, quer como titular de Vara do Trabalho ou na condição de desembargador, tenho procurado fazer da fraqueza força, da humildade um caminho a ser trilhado, do amor uma meta existencial e do tratamento cordial que deve existir entre juízes, advogados, partes e servidores, uma busca de aperfeiçoamento".

 

 

 

 

A iniciativa da condecoração foi do deputado Ronaldo Carletto, em reconhecimento aos importantes serviços do desembargador prestados em favor da população baiana. "Tenho a mais absoluta certeza de que esse título que nós, os representantes do povo baiano lhe entregamos, será carinhosamente plantado nas terras férteis do seu coração, onde florescerá como um emblema do amor que, certamente, como tantas vezes já demonstrou, dedicas a essa Terra, linda, formosa, que a todos acolhe e protege. A Assembleia Legislativa declara uma situação já existente, já que o desembargador já era cidadão baiano antes mesmo de sua formalização por esta casa do povo!", disse o político.

 

 

HISTÓRICO - Graduado em Direito pela Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna), atual Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), o magistrado foi aprovado no concurso de juiz do trabalho substituto no ano de 1987, tendo sido promovido, por merecimento, para juiz titular da Vara de Itamaraju, em março de 1990. Foi removido, a pedido, em janeiro de 1991 para a Vara de Eunápolis e, em agosto de 1992, para a 2ª Vara de Ilhéus. Fez o curso de especialização em Processo Civil na Uesc, onde lecionou como professor substituto da cadeira de Direito Civil entre 1999 e 2001.

 

 

Em seguida, foi promovido ao TRT5 em junho de 2001, também por merecimento. Membro do Instituto do Direito Social Cesarino Júnior e da Associacion Ibero Americana del Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, integrou a Mesa Diretora do Tribunal no biênio 2011/2013, exercendo o cargo de corregedor regional, onde atualmente ocupa o cargo de presidente.

 

 

Além dos parlamentares, prestigiaram o evento os desembargadores Nélia Neves, Tadeu Vieira, Ana Lúcia Bezerra, Luíza Lomba, Ivana Magaldi, Adna Aguiar, Graça Boness, Alcino Felizola, Dalila Andrade, Esequias de Oliveira e Marcos Gurgel; os juízes Andréa Presas (presidente da Amatra5), Gilmar Carneiro (auxiliar da Presidência), Andréa Schwarz, Ivo Póvoas, Paulo Temporal, Luiz Medrado,  Washington Ribeiro e Luiz Mattos; e os procuradores Alberto Balazeiro (chefe da PRT5) e Jairo Sento-Sé, dentre outras autoridades e servidores do Tribunal.

 

 

Secom TRT5 (Léa Paula/ Josemar Arlego) - 7/11/2014