TRT da Bahia inicia revisão do planejamento estratégico para 2015/2020

 

O TRT da 5ª Região, na Bahia, iniciou uma importante etapa no processo de revisão e desdobramento de seu planejamento estratégico para 2015/2020, tendo em vista que o último foi instituído para vigorar de 2010 até o fim deste ano. O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, encaminhou ofícios aos magistrados de 1º e 2º graus e aos diretores de unidade convidando o público interno do Regional a responder a uma pesquisa que ajudará a diagnosticar o cenário atual do Tribunal em relação ao planejamento. O questionário, enviado pelo malote digital, pode ser respondido e encaminhado para a Secretaria de Gestão Estratégica, unidade responsável pela apuração dos resultados.

 

''Essa análise será importante para revelar os pontos fortes que ainda não foram plenamente utilizados e identificar pontos fracos que possam ser corrigidos ou mitigados, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo'', afirmou o desembargador Valtércio de Oliveira, ao destacar a importância do diagnóstico para o planejamento. ''O intuito é que o processo de revisão se estabeleça num ambiente propício à criação e à inovação, com liberdade para apresentação de propostas e autonomia para ação, tomando-se por base os pontos considerados relevantes para o aprimoramento da prestação jurisdicional'', ressaltou.

 

O diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro, sugere que a pesquisa seja respondida conjuntamente em cada unidade, de forma espontânea, com a participação de toda a equipe. ''Com o relatório gerado a partir das impressões extraídas e dos dados objetivos, o Tribunal discutirá as iniciativas para se alcançar os macrodesafios estabelecidos para a Justiça do Trabalho nos próximos seis anos'', explicou o diretor. Ele refere-se aos dez os macrodesafios aprovados pelos presidentes dos TRTs (veja relação abaixo) no VII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado no ano passado em Belém (PA), que deverão servir de base para a formulação das estratégias de cada Regional.

 

Macrodesafios da Justiça do Trabalho para 2015/2020:

 

  • Assegurar a efetividade da prestação jurisdicional;
  • Garantia dos Direitos de Cidadania;
  • Fortalecer os processos de governança e combate à corrupção;
  • Impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais;
  • Gerir as demandas repetitivas e os grandes litigantes;
  • Assegurar a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional;
  • Estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflito;
  • Promover a melhoria da gestão de pessoas e da qualidade de vida;
  • Aperfeiçoar a gestão de custos;
  • Aprimorar a infraestrutura e a governança de TIC.

 

Nos próximos dias 10 e 11 de novembro ocorrerá em Florianópolis (SC) o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento sob a coordenação do CNJ que tem como pauta principal estabelecer as metas do Judiciário para 2015, de acordo com os macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020, bem como ratificar o próximo planejamento estratégico nacional estabelecido para o período. O presidente do TRT5, acompanhado da gestora de metas, desembargadora Dalila Andrade, participarão do encontro.

 

foto: Secom TRT5

Chegou a hora de revisar o planejamento estratégico do TRT/BA

 

ENTENDA O PROCESSO - Para revisão e desdobramento do planejamento estratégico nos tribunais para o período de 2015 a 2020, o CNJ instituiu diversas diretrizes gerais, com destaque para a redução do número de indicadores/metas do Planejamento Estratégico Nacional e sua integração aos indicadores do Relatório Justiça em Números e das Metas Nacionais. Além disso, integram as diretrizes a definição de indicadores e glossários de forma colaborativa e anterior à aprovação de metas e a racionalização e alinhamento dos múltiplos cadastros de dados e informações.

 

Com base nessas diretrizes e buscando identificar os macrodesafios para o Poder Judiciário para os próximos seis anos, foram realizadas reuniões com a participação de 90 tribunais e diversas entidades representativas, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associações dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 7/11/2014