Fórum de Simões Filho seleciona estagiários de Direito

A 2ª Vara do Trabalho de Simões Filho, Fórum Linneu Barreto, está com inscrições abertas para seleção de dois estagiários de nível superior do curso de Direito.  O valor da bolsa auxílio é de R$ 700, acrescido de vale-transporte e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal é de, no mínimo, 20 horas, com 4 horas diárias, no turno matutino ou vespertino e a duração do estágio será de, no mínimo, 6 meses, prorrogáveis até, no máximo, 2 anos.

 

Serão duas etapas para a escolha do estagiário: a primeira contará com uma prova objetiva composta por questões de noções de Direito e conhecimentos da Língua Portuguesa; e a segunda contará com uma redação e entrevista com os 5 primeiros candidatos habilitados na prova objetiva. A prova será realizada no dia 11 de novembro, às 13 horas, no Fórum Linneu Barreto.

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pessoalmente no período de 3 até 6 de novembro de 2014, no horário das 14 às 18 horas, no Fórum situado à Avenida Altamirando de Araújo, Ramos, s/nº, Centro, Simões Filho.

 

O telefone para contato é 71-3396-1544. O candidato deverá fornecer uma cópia da Carteira de Identidade, ou de motorista, e informar o número do CPF. Deverá também preencher um formulário de inscrição fornecido gratuitamente no local da inscrição, com a declaração de que cursa do segundo ao sexto semestres do curso de Direito.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Acentuação
2. Ortografia
3. Crase
4. Hífen
5. Pontuação


2. MORFOSSINTAXE

2.1. Classes gramaticais e flexões
2.2. Concordância nominal e verbal
2.3. Regência nominal e verbal
2.4. Colocação pronominal


NOÇÕES DE DIREITO

1.1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I E II - 1.Definições de direito. O problema das fontes do Direito: lei, doutrina, costumes, jurisprudência, princípios, fontes negociais, tratados internacionais. Relação Jurídica: conceito, elementos, defesa, classificação. Norma jurídica: teorias, conceito, estrutura, classificação.

1.2. DIREITO CONSTITUCIONAL (Constituição Federal): Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais: dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos e dos Direitos Sociais. Da Administração Pública: Disposições Gerais; dos Servidores Públicos; Do Poder Judiciário; das Funções Essenciais à Justiça.

1.3. Noções de Direito do Trabalho (Consolidação das Leis do Trabalho): Conceito de empregado e empregador; duração da jornada de trabalho; férias: do direito e duração, da concessão e da época das férias; remuneração e abono de férias; aviso-prévio; competência da Justiça do Trabalho.

 

Secom TRT5 (Émille Cerqueira) - 30/10/2014