Processo administrativo eletrônico será implantado dia 27/10 no TRT5

 

Uma apresentação na manhã da última sexta-feira (19/9) no auditório do Pleno, em Nazaré, marcou mais um passo do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5/BA) na adoção do Processo Administrativo Virtual (Proad), sistema criado em 2009 pelo TRT da 12ª Região, em Santa Catarina (TRT12/SC), e que será implantado no TRT5/BA no próximo dia 27/10, substituindo o formato físico dos processos administrativos pelo digital. No próximo dia 6/10 ocorrerão mais duas apresentações - uma no auditório do Fórum do Comércio, às 14 horas, e outra no Pleno, às 16 horas. Ambas serão abertas a magistrados e servidores, que poderão acompanhar sem a necessidade de inscrição prévia.

 

"Uma das maiores vantagens deste sistema são a eliminação do uso do papel e a maior agilidade no trâmite dos processos administrativos no Tribunal", destacou o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Jorge Calmon Moniz Neto, que apresentou o sistema. Ele ressaltou também a consolidação da ferramenta, pelo fato de já existir há cinco anos e ser utilizado com sucesso por outros quatro tribunais trabalhistas - Ceará (TRT7), Alagoas (TRT19), Sergipe (TRT20) e Rio Grande do Norte (TRT21) - além de estar em fase de implantação nos TRTs da Bahia e Minas Gerais. "O sistema foi escolhido pelo TST e CSJT como o módulo de protocolo do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA-JT)", acrescentou.

 

A abertura da apresentação foi feita pelo diretor-geral do TRT5, Tarcísio Filgueiras, e pelas diretoras da Coordenadoria Administrativa de Pessoas (CAP), Ana Cláudia Accioly, e da Secretaria de Gestão de Pessoas, Amoni Guerra. O evento contou com a presença da desembargadora Dalila Andrade, gestora de Metas e coordenadora do Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico no TRT5, de diretores de outras unidades administrativas, de chefes de Gabinetes e de servidores da CAP, unidade envolvida na primeira etapa de implantação do sistema.

 

"A partir da implantação, o Proad será utilizado para todos os processos administrativos relacionados à CAP, como requerimentos de aposentadoria, inclusão de dependentes, pedidos de remoção e redistribuição, entre outros", afirmou a diretora da unidade, Ana Cláudia Accioly.

 

ETAPAS  - No dia 7/10 será iniciado o treinamento (veja cronograma abaixo) com os servidores das unidades que integram a primeira etapa de implantação, ministrado pelos servidores Felipe Pompeo, do TRT12/SC, e Jorge Calmon, do TRT5. "Treinaremos o maior número de pessoas possível e, caso a Administração julgue necessário, agendaremos novas turmas", explicou a servidora Andrea Abbehusen, da Seção de Desenvolvimento de Sistemas Administrativos da Setic. Ela acrescentou que será montado um "esquema que possibilite a capacitação de mais de um representante de cada área, com o objetivo de formar multiplicadores, além de disponibilizar pela intranet tutoriais sobre o sistema".

 

Segundo Andrea Abbehusen, a implantação do Proad no TRT5 compreenderá duas etapas. "Inicialmente serão tratados todos os assuntos que se iniciam ou são arquivados na CAP. Na segunda etapa, faremos o levantamento/cadastramento dos assuntos iniciados e/ou arquivados nas demais unidades do Tribunal não contempladas na primeira etapa", afirmou. Este segundo momento, cujo cronograma ainda está sendo definido, tornará eletrônicos todos os processos administrativos no TRT5.


Cronograma de treinamento no TRT5:


06/10 - apresentação Proad aberta a todos do TRT, sem necessidade de inscrição prévia
07/10 -09/10 - treinamento Proad (2 turmas de 12 horas cada uma)
10/10 - treinamento do módulo SAF (1 turma de 6 horas)
13/10 - 16/10 - treinamento Proad (2 turmas de 16 horas cada uma)
20/10 - 23/10 - treinamento Proad (1 turma de 16 horas )


Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 23/09/2014