TRT5 participa de reuniões do Judiciário nos dias 23 a 25/9

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, participa, no TST, em Brasília, da II Reunião Preparatória para o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, no dia 23, e da reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor), nos dias 24 e 25. Do Coleprecor, cuja pauta ainda está em fase de fechamento, participará também o desembargador Luiz Tadeu Vieira,  corregedor regional. Na Reunião Preparatória, da qual estarão presentes também a desembargadora Dalila Andrade e o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro, serão discutidas as propostas de metas para o Judiciário e apresentados os dados inéditos do Relatório Justiça em Números, produzido anualmente pelo CNJ.

 

O Justiça em Números deste ano trará um diagnóstico da atuação do Judiciário referente ao ano de 2013. Essa é a principal base de dados da Justiça, por trazer o perfil e o funcionamento dos tribunais brasileiros. No estudo, cada tribunal é apresentado a partir de seus indicadores de orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade, entre outros. Os dados são fornecidos ao CNJ pelos próprios tribunais.

 

Na reunião preparatória também será formatada a proposta técnica de cada segmento de Justiça para as metas a serem perseguidas pelos tribunais nos anos de 2015 e 2016. As sugestões de metas serão submetidas à aprovação dos presidentes dos tribunais, em novembro, durante o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário. Elas devem estar alinhadas com a Estratégia Judiciário 2020, que reúne os macrodesafios do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2020.

 

O evento será aberto com pronunciamento do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, e contará com a presença do ministro Antonio José Barros Levenhagen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

Secom TRT5 com informações da  Agência CNJ de Notícias – 15/9/2014