Presidente encerra Encontro de Diretores do TRT5

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Valtércio de Oliveira, encerrou o Encontro de Diretores do TRT5, no início da tarde desta sexta-feira (22/8), no hotel Golden Tulip, em Salvador. Acompanhado pelo diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, e pelo secretário-geral, Manoel Neto, o magistrado lembrou que o Regional está "a todo momento desenvolvendo estratégias para melhorar a parte administrativa, mas que magistrados e servidores devem se empenhar principalmente na atividade fim, que é a prestação jurisdicional à sociedade baiana de forma célere, harmônica e moderna"


Entre os pontos abordados pelo presidente foi destacado o reforço ao atendimento no interior, com a Presidência Itinerante, o Plano Regional de Conciliação e os postos avançados, além da força-tarefa para eliminar processos findos. Ele falou também da inspeção processual, que já teve duas edições realizadas neste ano para regularização do andamento de ações na 1ª Instância. Em relação ao PJe-JT, o presidente garantiu que, até o fim de 2014, serão 66 Varas (hoje são 49) e todo o 2º Grau operando com o sistema para novas ações ou novos recursos. Também até o fim do ano, 20 Varas em Salvador implantarão o e-Samp para a condução de processos que hoje tramitam no formato físico, facilitando o acesso e a visualização da sua movimentação (atualmente, usam o e-Samp a 27ª e a 1ª Varas de Salvador, sendo que esta última adotou a ferramenta em maio passado).


O desembargador falou da iminência da inauguração das sedes próprias de Itapetinga e Brumado, as tratativas para doações e terraplenagem de terrenos em Ipiaú e Paulo Afonso, bem como das doações de terreno, já concretizadas, pelos municípios de Conceição do Coité e Itaberaba. Ele também pontuou outros benefícios nos prédios do Tribunal, além da aquisição de novos equipamentos e de reforço nos links de internet. Para finalizar, apresentou as políticas que foram implantadas ou atualizadas: a de segurança, a de comunicação e a de segurança da informação. Falou também das gestões realizadas em Brasília para aprovação de projeto que cria cargos para a Justiça do Trabalho na Bahia.


O presidente tratou ainda da dificuldade que as Varas do Trabalho na Bahia vinham passando com o Alvará Judiciário. Por questão de segurança, averiguada por uma auditoria da Caixa Econômica Federal, o alvará, que era eletrônico, volta a ser físico, para assinatura do juiz, diretor ou servidor designado. Assim, o advogado terá que retirar o alvará na Vara e levá-lo até a Caixa. “Tivemos que dar um passo atrás, para manter a segurança, em um assunto tão delicado que é dinheiro. Nossa maior preocupação é garantir a segurança para todo o jurisdicionado. As áreas de tecnologia da informação do TRT5 e da Caixa estão trabalhando em conjunto para, em breve, encontrar uma solução”, explicou. As assessoras da presidência, Luciana Aguiar e Thaís Vieira, bem como os gerentes da Caixa, José Pereira e Silvia Maria Azevedo, estiveram presentes.

 

Leia também

 

22/08/2014 |

''Conversa com a Administração'' ouve demandas de diretores

20/08/2014

Inspeções em 2014 já reduziram 8,64% do acervo de processos do TRT5

20/08/2014

Encontro de Diretores: integrantes da Mesa Diretora do TRT5 enfocam desafios

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 25/8/2014