Encontro de Diretores: integrantes da Mesa Diretora do TRT5 enfocam desafios

 

Os diretores das varas do TRT5 são elementos fundamentais nas políticas de inovação do Tribunal, como a inspeção processual e a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), além de responderem ao desafio de uma prestação de serviço cada vez mais eficiente e célere. Este foi o consenso dos pronunciamentos do presidente e da vice-presidente do Tribunal, desembargadores Valtércio de Oliveira e Nélia Neves, na abertura do 15º Encontro de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho do TRT da 5ª Região, nesta quarta-feira (20/8), no Hotel Golden Tulip, no bairro do Rio Vermelho. Após a fala dos magistrados, o diretor da 27ª Vara de Salvador, André Socorro, apresentou o módulo e-Samp (sistema eletrônico de acompanhamento e movimentação de processos) e o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica do Regional, Márcio Fernando Ribeiro, apresentou os resultados positivos das inspeções processuais que estão sendo realizadas no Regional.


A mesa de abertura do Encontro (foto acima) foi composta, além do presidente e da vice-presidente, pelo secretário-geral da Presidência do Tribunal, Manoel Evangelista Neto, e pelo diretor-geral, Tarcísio Filgueiras. O evento, que reúne diretores da capital e do interior, é realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e prossegue até a próxima sexta-feira (22), quando o desembargador Valtércio de Oliveira apresentará um balanço de sua gestão. A programação do evento (veja abaixo) prevê uma jornada que estimule o debate de temas atuais, bem como a troca de experiências.

 


Na solenidade desta terça, o presidente começou a sua fala fazendo um comparativo entre a derrota da Seleção Brasileira na última Copa e o sucesso de equipes que se preparam melhor e que atuam de forma coordenada. O magistrado citou a evolução nas tecnologias, que modificaram o ambiente das secretarias, e tratou de questões como a luta pela ampliação do quadro de servidores, que começa a ter resultados em Brasília, a exigência de cumprimento de metas do Judiciário e a necessidade de dar resposta imediata às demandas do público, principalmente o mais carente. "Os senhores tem sobre os seus ombros uma responsabilidade enorme. São a voz de toda a Mesa Diretora e do corpo administrativo nas varas onde atuam", concluiu.


Já a desembargadora Nélia Neves citou artigo do colunista Ricardo Amorim, da revista Istoé, que tem como título "Nunca desperdice uma crise", para falar da importância do talento profissional. Referindo-se aos “líderes” que atuam no Tribunal, ela afirmou: "Esses talentos têm que ser partilhados, não enterrados ou escondidos. Toda mudança é fruto de planejamento, paciência, perseverança e trabalho. Eu acredito que, de eventos como esse, os senhores levem novidades e ideias essenciais para os seus locais de trabalho. O TRT está de parabéns pela iniciativa".


E-SAMP E INSPEÇÃO - O diretor André Socorro explicou o funcionamento das ferramentas do e-Samp e narrou a experiência positiva com o sistema na 27ª Vara de Salvador. O e-Samp já está sendo usado na 1ª Vara de Salvador e deverá ser implantado para a tramitação de processos nas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas de Salvador a partir do dia 8 de setembro Para ver mais detalhes da apresentação sobre a inspeção processual, clique aqui.

 

PROGRAMAÇÃO DO 15º ENCONTRO DE DIRETORES


 
1º Dia - 20/8/2014


 
14 horas
Oficina sobre Melhores Práticas


 
16 horas
Experiência com o PJe - Desembargadora Dalila Andrade e Orocil Pedreira (Chefe do Nusop) e Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho


 

2º Dia - 21/8/2014


 
9 horas
Palestra sobre Feedback - Débora Brum


 
10h45
Painel Comitê de Saúde


 
11h20
Caixa Econômica Federal


 
14 horas
Palestra - Blindagem Digital - Ana Paula Moraes e Bela. Cristiane Magalhães


15h20
Oficina: Análise para Aprimoramento das Condições de Trabalho


 
16h50
Conversa com a Administração


 
3º Dia - 22/8/2014
 

9 horas
Liderança no Mundo Líquido: desafios de uma nova concepção - Leandro Karnal

 

10h30
Definição dos tópicos, em assembleia, a serem apresentados no Relatório do 15º EDVT, a ser construído pela Comissão de Diretores eleita na oportunidade


 
11h30
Avaliação do Encontro


 
12 horas
Encerramento do Encontro


 
14 às 18 horas (somente para varas que já atuam com PJe, por convocação da Presidência do TRT5)
Lançador Manual de Movimentos do PJe-JT - Orocil Pedreira


 
Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 20/8/2014