Projeto Pode Pausar está entre os finalistas do Prêmio Innovare

 

O projeto Pode Pausar é uma das 13 práticas selecionadas na Bahia entre as 38 inscritas na 11ª Edição do Prêmio Innovare. O Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTrab) recebeu na sexta-feira, 15, a visita técnica da advogada Jamille Armentano, consultora do Innovare, que foi ao Fórum do Comércio verificar in loco o projeto Pode Pausar: ela participou de duas sessões da ginástica laboral (no Serviço de Assistência Social e na 5ª Vara) e conversou com os membros do Comitê.


À consultora foram dadas informações sobre o projeto, iniciado em outubro do ano passado com o intuito de prevenir o adoecimento de quem trabalha intensivamente com o computador. A campanha tem como base a Portaria TRT5 1.904/2008 e a Norma Regulamentora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego que determinam a pausa intrajornada de 10 minutos a cada 50 minutos de atividade laboral repetitiva ou de um longo tempo de permanência na digitação de dados. O tempo de pausa não pode ser deduzido da jornada.


A campanha já foi lançada em Salvador, Camaçari, Alagoinhas, Simões Filho e Ilhéus, com conversa e distribuição de material educativo-informativo com orientações e sugestões de exercícios e alongamentos que podem ser realizados durante a pausa intrajornada. A ginástica laboral e a orientação da postura no posto de trabalho são ações de suporte à pausa, que também inclui parada para um café, para bater um papo, caminhar, alongar ou resolver alguma questão pessoal. É importante que o servidor e magistrado saiam do seu local de trabalho no momento da pausa.


Prêmio Innovare - O Instituto Innovare promove há 11 anos esse prêmio para valorizar a Justiça do Brasil. A 11ª edição, dentro da categoria Especial, em que o Pode Pausar está concorrendo, registrou a inscrição de 83 práticas de autores de diferentes áreas do conhecimento, que não são de Direito - no total a categoria contou com 111 inscrições.


A análise dos trabalhos é feita a partir das informações prestadas pelos candidatos nos formulários de inscrição e dos relatórios produzidos pelos 16 consultores selecionados pelo Innovare para realização de visitas técnicas. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial. O resultado final deverá ser divulgado no dia da cerimônia de premiação, programada para dezembro.


O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo. O objetivo é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras que contribuam para a qualidade e a modernização da Justiça Brasileira.


Secom TRT5 (Solange Galvão) - 20/8/2014