Desembargadora e juiz do TRT5 recebem homenagens do TST

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou na última segunda-feira (11) a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2014, na sua sede, em Brasília, à qual foi prestigiada por diversos desembargadores do TRT5, que foi representado pelo seu presidente, desembargador Valtércio de Oliveira. A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, (TRT5), Maria Adna Aguiar, e o juiz Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho (fotos) foram condecorados. A desembargadora Maria Adna foi indicada pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Filho. Já o juiz Rodolfo Pamplona foi indicado pela ministra do TST Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, conselheira da Ordem. Os senadores baianos Walter Pinheiro e Lídice da Mata (na 1ª foto, ao lado de Dra. Adna) também receberam medalhas, por indicação do ministro do TST Cláudio Brandão.

 

O presidente do TST, ministro Barros Levenhagen ressaltou que, neste ano, a comenda foi atribuída "a um mosaico de pessoas da sociedade que efetivamente trabalharam em prol do Judiciário e do seu crescimento", em defesa de temas que são "bandeiras do TST", como o combate às formas de trabalho degradante e infantil, e em prol do trabalho seguro. "Todos os homenageados representam aquilo que a Ordem do Mérito Judiciário procurou atender, premiando pessoas que investiram seu tempo em causas maiores, seja no programa de Trabalho Seguro, seja contra o trabalho infantil ou, ainda, na colaboração que prestaram ao TST, como deputados e senadores, sem os quais não conseguiríamos aprovar a nova lei de recursos (Lei 13.105/2014)", destacou Levenhagen.

 

Nesta edição da Ordem do Mérito, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento Humanos Direitos (MHuD) foram homenageadas por suas ações em combate a problemas sociais. Além das duas instituições, mais 67 pessoas receberam a comenda, entre autoridades dos três Poderes, magistrados, advogados, empresários, professores e profissionais da área de cultura e do esporte. A Ordem do Mérito existe desde 1970 e é concedida em graus diferentes, que vão do Grã-Cruz (máximo) até o de Cavaleiro (primeiro grau).

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne os bispos da Igreja Católica no país para promover ações pastorais e debates sobre temas sociais em sua missão evangelizadora. Entre as principais pastorais coordenadas pela CNBB estão a Afrobrasileira, da Criança; pela Justiça e Paz, Carcerária, Cáritas, Familiar, contra DST/AIDS e pela Mobilidade Humana.

 

Fundado em 2002, o Movimento Humanos Direitos (MHuD) desenvolve atividades em prol da paz e dos direitos humanos no Brasil e no mundo. É voltado, especialmente, aos problemas do trabalho escravo, aos abusos praticados contra crianças e adolescentes, às questões dos quilombolas, do meio ambiente e dos povos indígenas. Desde 2004 o MHuD promove o Fórum dos Direitos Humanos, no qual entrega o Prêmio João Canuto para pessoas e instituições que se destacam nas diversas frentes dos Direitos Humanos.

 

Secom TRT5 (Joaquim Castro - Com informações do Secom/TST) - 12/08/2014