11 candidatos são aprovados na prova oral para juiz do TRT5

foto: Secom TRT5

O presidente e a juíza Viviane Leite, membro da Comissão Central, com os aprovados

 

Na manhã de sábado (7), as duas últimas candidatas a realizarem a prova oral para o cargo de Juiz Substituto do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Juliana Marinho Oki e Bradiane Farias Ribeiro Lima, foram ouvidas pela comissão examinadora da prova oral formada pelos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Luiz Phillipe de Mello Filho e Cláudio Brandão, e pelo advogado Valton Pessoa, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional baiana. Onze candidatos chegaram à etapa final do concurso, iniciado em 2013, e já souberam da aprovação na sessão realizada após a prova, cujo resultado será publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (9).

 

O critério para a arguição dos candidatos analisou o conhecimento técnico sobre os temas relacionados ao ponto sorteado, tendo a Comissão Examinadora avaliado o domínio jurídico do tema, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação, além do uso correto do vernáculo. Cada examinador atribuiu nota na escala de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) pontos. A nota final da prova oral é o resultado da média aritmética simples das notas atribuídas por cada um dos examinadores.

 

foto: Secom TRT5

Comissão dá o resultado


''A imparcialidade do magistrado começa na própria Casa, nós cumprimos nosso dever como avaliadores, e como juízes temos a maior responsabilidade com essa imparcialidade. Os senhores terão que enfrentar causas difíceis, mas que demonstram o real papel do magistrado, o de ser sempre imparcial'', afirmou o ministro do TST, Cláudio Brandão, ao falar aos onze candidatos aprovados pela banca.

 

O ministro Luiz Phillipe de Mello Filho desejou sucesso a todos os candidatos, pleno êxito, muita responsabilidade, ''e que façam do exercício da magistratura um sacerdócio, não um emprego'', alertou.

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, parabenizou todos os aprovados pela luta que representou este concurso, e afirmou: ''tenho a certeza de que os senhores serão excelentes magistrados e honrarão a toga que vão usar'', destacando a importância da atuação dos juízes no Tribunal, ''onde, a maioria das causas que chegam para análise são de desempregados. Temos como magistrados a missão de fazer a entrega jurisdicional em um tempo menor possível'', ressaltou o presidente. Ele agradeceu aos membros da comissão examinadora pela excelente colaboração que deram ao concurso.

 

Danilo Gaspar agradeceu emocionado, em nome dos colegas aprovados, ao Tribunal, à comissão de concursos, apontando que por mais dificuldades que eles tenham tido,''e por mais que parecesse que já tinham acabado as esperanças, de tudo que aconteceu, o que marcou foi a recepção na segunda prova de sentença, na prova oral, provando que o TRT da 5ª Região faz jus ao seu papel de ser um Tribunal que atua com lisura'', concluiu.

 

A solenidade de posse deverá ocorrer no próximo dia 30, na sala de sessões plenárias do TRT5, em Nazaré.

 

foto: Secom TRT5

De mãos dadas os candidatos acompanham a sessão


Os candidatos aprovados:


Airam Clemente Torres de Araujo
Bradiane Farias Ribeiro Lima
Camilo Fontes de Carvalho Neto
Clarissa Nilo de Magaldi
Danilo Gonçalves Gaspar
Flávia Muniz Martins
Juliana Marinho Oki
Luznard de Sá Cardoso
Rafael Fidelis de Barros
Rafael Flach
Rafael Yoshida Rocha

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 7/6/2014